quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bixi

"Bixi" internacionaliza-se e ganha galões de transporte de aluguer colectivo a nível local.

A bicicleta "Bixi" concebida por Michel Dallaire e fabricada no Quebec, vai amanhã começar a rolar na cidade de Londres sobre o nome de "Barclays Cycle Hire".

Há serviços municipais de Montreal e outros serviços oficiais que utilizam bicicletas, como os polícias, paramédicos, fiscais de estacionamento de automóveis, etc.

A Bixi é um tipo de bicicleta que é alugada pela Cãmara de Montreal ao público e é muito utilisada pelos seus habitantes nas suas deslocações diárias.

Por sua vez, as empresas privadas podem obter chaves do tipo mestras para utilização pelo seu pessoal em serviço, ou oferecer-lhes um aluguer anual a preço compartecipado e portanto mais competitivo, para os seus afazeres.

Quatro empresas privadas acabam de dar galões de transporte de aluguer colectivo à Bixi, ao alugarem estações de serviço Bixi e respectivas chaves, para a frente dos seus edifícios.


Além de ser um meio de transporte que diminui as importações de um país em combustíveis e peças para autmóveis, amelhora a saúde pública e deminui as entradas nos hospitais assim como a importação de medicamentos, deminui o número de lugares ocupados nos transportes públicos, não produz gazes prejudiciais para o meio ambiente, torna-se muito prático para a mobilidade das pessoas, muito fácil de estacionar, pelo que começa a chamar a atenção das empresas privadas.

Vamos esperar para ver até onde a utilização da "Bixi" pode ser explorada.



Artigos relacionados:

Bixi 10.05.08 Ciclismo - Bixi

Bixi 10.05.23Ciclismo - Bixi 001



1 comentário:

cota13 disse...

Bem pensado.
Ideia simples mas que resulta.
Abraço.
Tonito.