segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festival Internacional Japonês

O Festival Internacional Japonês, muito dentro da linha dos festivais tradicinais desse país, teve lugar no Velho Porto de Montreal e trouxe até nós a cultura do país do sol nascente. Este festival apresentou doze actuações em palco, sete tipos de artes marciais diferentes em ginásio aberto e jogos de origem japonesa para divertir, tudo em oito horas. No campo gastronómico, foi excelente para quem gosta de conhecer a cozinha desse país.

Aconteceu porém que estava um dia de muito calor com muita humidade. Muita gente e falta de espaço, o que não é habitual por estes lados. Para evitar os encontrões, cedo me retirei.

Chamou-me especialmente a atenção, o número elevado de crianças orientais adotadas por gentes desta terra, a forma como as pessoas do Quebec vivem esta cultura, assim como a chamada miscigenação americana bem patente, que vai de norte a sul deste continente. Assim, um grande número dos intervenientes eram originários desta Terra que estão absolutamente integrados nesse modo de vida.

Aqui deixo um slide do que vi.




Andava-se melhor no aprazível picadeiro do Velho Porto situado no lado exterior do festival, do qual ainda se pode ver algumas tendas.

Sem comentários: