terça-feira, 29 de junho de 2010

Alexandre Da Costa

Alexandre Da Costa foi distinguido com o prémio Virgínia Parker do Conselho das Artes do Canada, no passado dia quinze deste mês. Nascido em 1979 em Montreal, descendente de família portuguesa, desde novo mostrou uma alta intuição para a música e o violino. Obteve um mestrado com a idade de dezoito anos e tem tocado com várias orquestras das principais cidades europeias e canadianas, pelo que já ultrapassou mais de mil concertos. Ensina em várias universidades e conservatórios europeus e canadianos. É sem dúvidas este artista oriundo de famílias portuguesas, um dos nossos maiores embaixadores a nível internacional.

Centenário

Festeja-se hoje o centenário da marinha canadiana na cidade de Halifax. Estão presentes aos festejos 11 navios de primeira linha de diversos países, dos mais diferentes tipos. A rainha Isabel II do Canada, passou revista aos diferentes navios aí estacionados. Para as pessoas de Halifax é uma loucura a presença de tantos milhares de marinheiros. Para mim foi uma alegria ver certas pessoas muito compenetradas das suas responsabilidades nacionais mas, mais do que isso, ver as mulheres muito bem vestidas com um ornamento que já há muitos anos não via em tanta quantidade: aquelas manteigueiras nas cabeças. Deixando a brincadeira, não haja dúvida que além de estarem muito bem vestidas a envolverem uma elegância mais ou menos invisível, os chapéus eram mesmo muito bonitos. Enfim, os comerciantes de Halifax estão satisfeitíssimos.

Será assim


Clicar sobre a fotografia para ler bem.

domingo, 27 de junho de 2010

Francofolies

Também teve lugar na semana passa, as Francofolies de Montreal.

Achei por bem também lá fazer uma passagem rápida durante o dia e tirar algumas fotografias. À noite pude ver e ouvir Yann Perreau, Ariane Moffat, Bernard Adamus e outros, só que já tinha acabado com as pilhas de recarga e não pude fotografar.

Neste momento corre o festival de Jazz de Montreal. Muitíssimo concorrido pois é pleno de bons artistas, dos quais alguns estão previstos para actuarem ao ar livre. Além disso, este ano, alguns artistas depois de terem atuado em sala, apareceram de forma imprevista nos diferentes palcos exteriores, o que tem sido a alegria desta gente. Parece-me que estão a seguir o exemplo da F1 com as portas abertas. É popular, chama muita gente, muito negócio de todo o tipo, uma qualidade de vida geral superior, as pessoas vivem satisfeitas.

Aqui ficam umas fotografias das Francofolies.

Anakil, França.


Conjunto "Naive".


Uma vista geral da rua Ste-Catherine.




terça-feira, 22 de junho de 2010

É ASSIM

A loucura da F1 continua

Foram duas ruas muito concorridas nos dias da F1. No campo artístico desde a música ligeira à ópera, houve de todos os estilos passando pelas diversas passagens de modelos. Nas distrações, também.






Estivessem ocupadas ou não, quando viam uma máquina pronta a fotografar, criavam logo várias poses. Depois continuavam a distribuir panfletos. Tinham o seu dinamismo.



Um autêntico artista a jogar com os discos. Saúdação expressa para o Aaaqui.


A televisão ia dando a conhecer os acontecimentos.


domingo, 20 de junho de 2010

Vendas de garagem

Ontem de manhã resolvi dar uma volta e reparei com as chamadas vendas de garagem. As pessoas têm muito o hábito de fazerem vendas de garagem dos artigos que têm em casa e que estão em boas condições mas que por um motivo qualquer, já não lhes interessa. Assim, põem o que têm para vender dentro de terrenos privados no sábado, colocam um ou mais anúncios bem visíveis e passam um dia ou dois distraídos na conversa com quem passa. A distração começa durante toda a semana que antecede a venda, pois lá vão deixando espalhados vários anúncios em papel escritos à mão em vários postes de eléctricidade, na zona aonde vivem. É muito giro. Oficialmente o dia de vendas é só sábado mas alguns aproveitam também o domingo para passar o tempo de forma diferente. Os preços são uma admiração para quem não esteja habituado, pois os artigos são quase dados na grande maioria dos casos.
Há um fiscal camarário para este tipo de comércio livre, que só actua no caso de estarem à venda cadeiras de crianças para carros. Inspeciona-as pois a "nova" lei está há poucos anos em vigor e por vezes as pessoas, põe as cadeiras à venda que foram ficando dentro de casa ou da garagem. Se não estiverem de acordo com a lei, as cadeiras são confiscadas.

Quer seja dependurado numa àrvore, num poste que esteja nos passeios ou mesmo na bagageira do carro, quem passa fica a saber que há uma venda de garagem.









Mesa em palhinha com estrutura em ferro forjado, CAN$ 5.oo (€3.94). Isto é que é um exagero! Umas calças tipicamente inglesas.









Nem sempre é assim mas as fotografias acima, representam uma amostra de quatro vendas de garagem a pouco espaço uma das outras.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Moda




Também tivemos direito a passagem de modelos.











Todos os espetáculos que tiveram lugar neste palco, foram transmitidos pela televisão.


















Boas compras.