terça-feira, 30 de novembro de 2010

Natal nas ruas

Beleza natural.


Já chegou a neve.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Parabéns a você

Faz hoje anos que te vimos nascer. Tão pequenina, não paravas de chorar até que ao ver as tuas mãozinhas todas azuis de frio, meti os meus dedos nelas. Passaste a ser o bébé mais doce e mais calmo que jamais conheci.

Assim te mantiveste pela vida fora, sendo uma menina que jamais pedia o que quer que fôsse. Ainda hoje me lembro quando me pediste o teu primeiro bolo. Foi em frente à montra da Palmeira em Coimbra que me disseste: "A tia Belinha dá-me aquele bolo." – Comprei-to e foi uma alegria para mim, pois tinha descoberto o que te oferecer quando saísse-mos. Na saída seguinte, quando te disse que estava ali o bolo que a tia Belinha te costumava dar, disseste-me: "Não, não, não tenho fome". Sempre foste uma menina assim. Até nos custava ir ao café e estarmos assentados a beber o que nos apetecia contigo sem nada à tua frente, só porque o "buraquito estava fechado".
Cresceste e foste para a escola primária em Coimbra, aonde eras tida como o exemplo para com os teus colegas.
Depois viemos para o Canada, aonde rápidamente te adaptaste à lingua oficial pelo que fizeste dois anos num. Adaptando-te bem à música, fizeste parte das crianças que comandadas pela conhecida maestra Agnes Grossmann, tiveste a honra de tocar no palco da "Place des Arts". Na escola portuguesa foste admitida logo na quarta classe e aí acabaste o secundário em paralelo com os estudos oficiais desta terra. Ao chegares à sexta-classe na escola francesa, introduziram-te numa turma mista com os da quinta classe, o que choramingando dizias que te tirava a concentração. Transferi-te para a Academia Michele Provost, aonde rápidamente passaste a fazer parte do quadro de honra até ao fim do secundário. Foi neste período que foste convidada a fazer parte do "Forum por Jovens Canadianos" que decorreu no parlamento em Otawa.

Para tal, como aqui não se aceita ou dá nada sem esforço, tinhas que arranjar patrocinadores para tão "grande" esforço económico. De notar que um dos patroci-nadores foi o Consul de Portugal em Montreal a título pessoal, mas jamais ao nome do nosso país.
Nesse Forum, ainda muito menina tiveste a oportunidade de lidar de perto com depu-tados e ministros deste país, num ambiente fora de série.


Acabado o secundário feito em lígua francesa,


foste aceite pelo conceituado CEGEP Marianapolis em língua inglesa, aonde te mantiveste sempre no quadro principal. Tomou o Marianapolis a decisão de comunicar todos os anos a tua situação à tua antiga escola, Academia Michele Provost.

Assim, continuaste sempre a fazer parte do seu quadro de honra mesmo não sendo mais sua aluna. Sempre que lá ias fazer uma visita, até aqueles que não tinham sido teus professores, te queriam conhecer.

Passaste para a universidade pelo que tiveste que fazer o exame obrigratório de língua francesa, que já há dois anos não estudavas. Com os teus noventa e oite por cento numa língua tão difícil quanto a portuguesa, demonstraste a ti mesmo que eras capaz de remover mundos e marés para chegares aonde quizesses.
Admitida na Universidade de Concordia no Departamento de Engenharia Elétrica e Informática, foste passando todos os anos sem teres de deixar uma disciplina para trás, evitando-nos gastos extras. Foi por esta altura que começaste a prática do Karaté, a que tanto te dedicaste. Depois de teres derrotado na tua categoria os americanos, deslocaste-te a Boston por convite, para aí treinares com a seleção dos EU que ia aos campeonatos do mundo nesse ano, independente do cinturão que tinhas. Logo aí deixaste bem explícito que o karaté era um passa tempo, pois o teu curso estava em primeiro. Sempre a mesma.

Ainda te lembras desses tempos?



Foi em 2000 que sendo tu uma louquinha por Portugal, Coimbra e a AAC, aí passaste quatro meses aonde ficaste a conhecer melhor a tua terra Natal e sua língua. Poder-se-á dizer que difícilmente te ficou um canto a visitar.







Aos arredores, sempre que tiveste uma possibilidade, deste um saltinho como a Gois.


Foi um estudo teu sobre a forma de controlar informáticamente os comboios para evitar certos tipos de acidentes nas suas chegadas e partidas, que veio a ser exposto pela Universidade de Concordia ao público em Dorval. Muito bem aceite, foste entrevistada pela imprensa escrita e televisiva.

Cedo acabaste o bacharelado e tomaste a decisão de fazeres o mestrado.

Falei-te na possibilidade de o fazeres em Coimbra, nossa terra natal, pelo que contataste a universidade. Para minha tristeza, não tinham lugares. Tive muita pena. Entrada no mestrado na Universidade de Concórdia em Montreal, foram dias e noites de trabalho incansável, tendo eu chegado a ir-te buscar já noite dentro, algumas às duas da manhã, para não regressares sózinha. Jamais viraste a cara ao desafio. Foi ainda com vinte e quatro anos que te deslocaste a Bordéus para apresentares a tua primeira publicação científica no campo da informática, que nos deu uma grande alegria, podes crer. Ainda novita e aluna, entraste no mundo dos grandes.

Só uma pequena tristeza de que jamais te falei, a de chegares a terras francesas e não poderes dizer: venho de Coimbra, Portugal. O teu trabalho foi muito bem recebido. Os ingleses da Telecom presentes, até te falaram na possibilidade de uma parte do estudo vir a ser proposto para norma internacional.

Gostaste dessa terra e ainda hoje, sempre que podes, aí dás uma saltada.


Voltada ao Quebec, continuaste os teus estudos do mestrado que acabaste muito nova seguindo para o doutourado, o que nem chegaste a começar.

Na tua segunda publicação em Gatineau, foste cortejada por um professor dessa universidade mas logo contra atacada verbalmente pelos teus professores da Concórdia.

Na volta, já em Montreal, passas a fazer parte como profissional da Universidade de Concórdia por convite escrito.

Também és recipiendária da Bolsa de Estudos do Canada, o maior prémio atribuído a nível Federal para os alunos exemplares. É nessa altura que descobres o amor pela pesquisa e falas connosco que não tinhas interesse de seguir para o doutorado. Ficamos felizes que quizesses ser feliz. É mais tarde que nos momentos difíceis de desemprego que têm vindo a correr, ao serviço da Concórdia tomaste a decisão arrojada de ires trabalhar para uma empresa privada com ramificações neste planeta, pois aceitaram os teus desejos e aonde ainda hoje te mantens.
Deixado o karaté por motivo de incompatibilidade de horas, passaste a dedicar-te à dança social de que te desejamos a melhor das sortes.

Como filha és o sol da nossa casa. Sempre muito socegada, alegre, muito meiguinha, muito curiosa, pronta a ajudar, jamais pediste o que quer que fôsse, além de não gostares que falemos a quem quer que seja, a excelente pessoa que tu és. Era a nós a redobrarmos de cuidados para que não te faltasse o essencial para seres uma mulher realizada na vida. Hoje és mulher já há uns anos, já nada tens a aprender de nós. Pelo contrário, passas sempre que podes no teu passatempo preferido, a cozinha, fazendo excelentes iguarias e doces com que nos adoças a boca. Cada vez que dizes que és feliz, é a maior alegria que jamais poderíamos sentir. Mostra bem essa tua forma de estar na vida pois quando te divertes, não deixas passar uma oportunidade nem fazes nada a metade: também te empenhas a fundo como no resto.

Espero que tenhas revisto um pouco o teu passado, pois ele faz parte da tua vida.
Permito-me uma notinha fora da ordem, referente ao tempo em que ainda eras muito pequenina: quando ias ao colo da tua mãe no trolley em Coimbra e te perguntaram como te chamavas, respondeste: "Joaninha meu amor" e assim, continuarás a ser.
Que repitas este dia por muitos e muitos anos plena de felicidade.
Por hoje, um beijinho de parabéns dos teus pais que te adoram.

Lucinda e Francisco

sábado, 27 de novembro de 2010

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Convivência

Reconhecimento do terreno.



Estudo aprofundado da máquina fotográfica.

Momento decisivo.

Primeiro passo em confiança.

Este manequim, valeu a pena.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Justo... Injusto... = Justiça

Quando leis matriarcais se viram contra as mulheres.

Como muito "normalmente" um casal separou-se, ficando a senhora na assistência social com todos os aconchegos que tal situação dá direito e também a responsabilidade das três crianças.

O marido, incapacitado para o trabalho de forma visível, vive da ajuda social do estado para pessoas na sua situação.

Como a senhora não gostava de estar a viver à custa dos outros, sem trabalhar, ao fim de uns tempos arranjou um emprego com o qual cria os filhos. Só que nos tempos que correm, uma pessoa com quarenta anos, três filhos, arranjar um emprego que permita voltar a casa cedo para estar com eles evitando pagar tempos livres, ter que pagar o respeitante à saúde para as crianças que não esteja incluído na medicina socializada, é uma pessoa de armas.

Aconteceu que há dias a senhora recebeu um intimação para pagar uma pensão ao ex-marido. Admirada, telefonou-lhe pois não estão de relações cortadas. Qual não foi a sua admiração quando ele lhe explicou que é o governo que o "obriga" a pedir a pensão, pois ele mesmo não queria pedir. Se o fez, foi porque o governo lhe cortava a sua pensão, caso o não fizesse.

A senhora tentou todos os meios, mas a lei é lei.

Visto a impossibilidade tomou a decisão de pôr a sua vida a descoberto e contar tudo aos médias. Quando ontem estava em plena televisão, apareceu um caso idêntico mas em sentido inverso, dizendo que há muitos mais. Só que neste caso os homens nunca se queixam, pois sabem como são vistos estes problemas nestas paragens.

Aproveitou para dizer que se de facto tiver que dar uma pensão ao marido, terá que voltar ao desemprego e à ajuda social para poder manter os filhos. Quanto a emprego nessa altura, só se trabalhasse debaixo da mesa, o que não vai com o seu temperamento.

Ainda a entrevista televisiva não tinha terminado e já se sabia que a ministra da Famiília e Idosos do Quebec, vai-se debruçar sobre o assunto pois não tinha "conhecimento" deste problema originado pela lei em vigor.

Não haja dúvida, quando uma lei não é clara e com o tempo se vai desiquilibrando mais para um lado do que outro, o tempo encarrega-se de a equilibrar.

sábado, 20 de novembro de 2010

Poupar, poupar, poupar.

Não há dinheiro para a saúde, educação, asfalto, etc.

Vamos cortar cinco biliões de dólares, só no Quebec.

Aonde é que eu já ouvi isto?

Montreal. Nove horas da manhã.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A P E L O

Necessito da tua ajuda !



Eu sou a Sara Catarina Antunes e tenho 26 anos.


Até há pouco tempo a minha vida decorria normalmente e feliz até que me foi detectada leucemia mieloblástica.
Poderei ficar totalmente curada se receber uma transplantação de medula óssea.

Como tal procuro um dador compatível.



O possível dador não correrá quaisquer riscos, só terá que:

- preencher um questionário
- tirar sangue
- Ter entre os 18 e os 45 anos
- Ser saudável
- Ter peso mínimo de 50 kg
- Nunca ter recebido uma transfusão de sangue



Ficar-lhe-ei eternamente grata se me puder ajudar!

Caso não seja possível, agradeço na mesma a sua atenção e desejo-lhe toda a felicidade que eu gostaria de ter.

Um Beijinho

Sara

Por favor, não ignorem a minha mensagem. Ler e reencaminhar não custa nada e pode ajudar-me. Obrigada


Todos os esclarecimentos podem ser obtidos através dos meus contactos :

919619224 ( Susana Antunes )

suantunes@hotmail.com
ou
jorge.cardoso@first-place.pt

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Homem só serve para amostra.

O Homem está condenado no futuro a não ser mais do que uma amostra.

Nos últimos cinquenta anos a vida social mudou imenso derivado a vários fatores. O principal foi a independência da mulher, os empregos passaram a serem melhor pagos e portanto muitas pessoas começaram a viver de acordo com a sua forma de ser, sentir e pensar individualmente, do que tentarem uma vida em comum. Começaram as primeiras separações em "massa" que levaram as pessoas a afastarem-se do sistema judiciário, porque lhes dava todos os direitos mas no fim ainda os revoltava mais uns contra os outros, além de os deixar depauperados económicamente. Posteriormente passaram a juntarem-se evitando problemas futuros, a tal ponto que hoje quase já não há divorciados. Há os que são solteiros há tantos dias, semanas, meses ou anos e assim irá ser por todo o mundo. Com o tempo, os filhos destes grupos, habituados a viverem em part-time com os pais enquanto menores e posteriormente ganhando o suficiente para levarem outro modo de vida, começaram a se encontrar de forma regular com quem pensam ser a pessoa ideal mas a viverem em habitações independentes. Assim, tinha-se chegado a um modo de vida aceitável aonde as crianças conheciam bem os pais, só tendo que fazer o vai e vem de acordo com as disponibilidades de cada um. Isto trazia ainda um grande problema pois nem todos os homens acabam por ser o homem ideal e o filho conhecer um pai com todos os seus defeitos, pode ser emocionalmente chocante para a criança, segundo a forma de ver de certas mães. Neste momento, a grande moda que vem resolver todos estes problemas é a utilização da amostra. A mulher compra a amostra, nem tem que a levar para casa porque é logo aplicada, está incluída no preço o que é muito prático e é mãe sem depender de ninguém. Vai ser a felicidade terrena.
Francamente, estou mesmo a ver a expetativa da minha alma a pairar sobre o mundo daqui a uns sessenta anos, quando a sempre compreensiva "Associação Feminina para a igualdade dos sexos" começar a defender que o homem também tem direito a outro tipo de "amostra"; o "Sindicato da condição ecológica do homem", vier à rua defender os seus direitos e determinar uma greve às amostras. Penso que nessa altura, vou pairar para Marte.

domingo, 14 de novembro de 2010

Frio à vista

Montreal é uma cidade aonde o frio, o vento e o sol se misturam.

Acontece nos sêres vivos, que em dias de temperaturas negativas temos calor do lado batido pelo sol e frio no resto do corpo. Se houver vento, o frio então é difícil de suportar mas se o mesmo vier de norte, é de esperar momentos difíceis.
Como tudo tem a sua contrapartida, se uma pessoa num desses dias estiver dentro de casa e tiver janelas viradas ao sol, pode-se bronzear. É uma alegria em pleno inverno.

Neste momento já começam a defender os canteiros dos jardins públicos pois nos particulares, como as pessoas têm áreas mais pequenas com canteiros, está um pouco retardado.

sábado, 13 de novembro de 2010

É Natal

Ou está para ser...



A força do marketing.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fui ao Cavalo Selvagem

giroflé, giroflá,
Fui ao Cavalo Selvagem,

giroflé, flé, flá

O que foste lá fazer?
giroflé, giroflá,
O que foste lá fazer?
giroflé, flé, flá.

Fui lá encontrar duas rosas,
giroflé, giroflá,
Fui lá encontrar duas rosas,
giroflé, flé, flá

...


O que se vê no meio da verdura além de umas poucas flôres amarelas, são milhares de alcachofras queimadas pelo frio.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

sábado, 6 de novembro de 2010

O chapéu que jamais comprarei.

A loja dos chapéus no artigo publicado pelo Rui Pato, veio-me lembrar uma passagem da minha vida quando cá cheguei. Fui para uma paragem de autocarros à espera que chegasse o que me levava ao destino. Entretanto iam chegando e partindo outros para os mais diversos itenerários. A um dado momento, quando um autocarro ia a partir, vejo vir uma senhora a correr com botas altas, um casaco azul que lhe ficava muito bem, ficava mesmo elegante e um maravilhoso chapéu na cabeça. Adorei tanto o chapéu que automáticamente comecei a pensar em comprar um para a minha mulher e a vizualizá-la com ele. Caía-lhe mesmo bem. Num autêntico estado de extase não perdendo conhecimento do que se passava à minha volta, ouço um grito em português muito correto: "filho da puuuuu.a". A senhora tinha perdido o autocarro e o meu estômago ficou vazio.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

E assim vai a vida.

Gosto de estar atualizado com o que se passa no meu País e assim vou lendo um pouco de tudo. Se bem que o que vou transcrever na íntegra esteja escrito num blogue com finalidade política, pt.soc.politica, eu faço-o só por motivos económicos, justiça e nada mais. Diz o referido blogue que esta matéria foi retirada do "Tribunal de Contas". Vivi debaixo de várias ideologias políticas e a experiência levou-me à conclusão que definindo filosofias diferentes em muitos campos económicos, acaba por acontecer o mesmo. É tudo uma questão de tempo e situações. É claro que não ponho em causa a honestidade dos valores em baixo pois não sei que artigos e qualidade ou meios foram utilizados, só que gostava de compreender tão avultadas despesas por quem gere os dinheiros dos outros.

AQUI VOS DEIXO ALGUNS EXEMPLOS DE DÚVIDAS QUE O TRIBUNAL DE CONTAS ENCONTROU
NAS DESPESAS PÚBLICAS.

1. ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO ALENTEJO, I. P.
- Aquisição de 1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas: 97.560,00?
Eu não sei a quanto está o metro cúbico de material de escritório mas ou estes armários/mesas/cadeiras são de ouro sólido ou então não estou a ver onde é que 6 peças de mobiliário de escritório custam quase 100 000?.
Alguém me elucida sobre esta questão?

2. MATOSINHOS HABIT - MH
- Reparação de porta de entrada do edifício: 142.320,00 ?
Alguém sabe de que é feita esta porta que custa mais do que uma casa?

3. UNIVERSIDADE DO ALGARVE - ESC. SUP. TECNOLOGIA - PROJECTO TEMPUS
- Viagem aérea Faro/Zagreb e regresso a Faro, para 1 pessoa no período de 3 a 6 de Dezembro de 2008: 33.745,00 ?
Segundo o site da TAP a viagem mais cara que se encontra entre Faro-Zagreb-Faro em classe executiva é de cerca de 1700?. Dá uma pequena diferença de 32 000 ?. Como é que é possível???

4. MUNICÍPIO DE LAGOA
- 6 Kit de mala Piaggio Fly para as motorizadas do sector de águas:
106.596,00 ?
Pelo vistos fazer um "Pimp My Ride" nas motorizadas do Município de Lagoa fica carote!!!

5. MUNICÍPIO DE ÍLHAVO
- Fornecimento de 3 Computadores, 1 impressora de talões, 9 fones, 2 leitores ópticos: 380.666,00 ?
Estes computadores devem ser mesmo especiais para terem custado cerca de 100 000? cada..Já para não falar nos restantes acessórios.

6. MUNICÍPIO DE LAGOA
- Aquisição de fardamento para a fiscalização municipal: 391.970,00?
Eu não sei o que a Polícia Municipal de Lagoa veste, mas pelos vistos deve ser Haute-Couture.

7. CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES
- VINHO TINTO E BRANCO: 652.300,00 ?
Alguém me explica porque é que a Câmara Municipal de Loures precisa de mais de meio milhão de Euros em Vinho Tinto e Branco????

8. MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
- AQUISIÇÃO DE VIATURA LIGEIRO DE MERCADORIAS: 1.236.000,00 ?
Neste contrato ficamos a saber que uma viatura ligeira de mercadorias da Renault custa cerca de 1 milhão de Euros. Impressionante.

9. CÂMARA MUNICIPAL DE SINES
- Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines: 1.236.500,00 ?
É interessante perceber que uma tenda custa mais ou menos o mesmo que um ligeiro de mercadorias da Renault e muito mais que uma boa casa... E eu que estava a ser tão injusto com o município de Vale de Cambra.

10. MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
- AQUISIÇÃO DE VIATURA DE 16 LUGARES PARA TRANSPORTE DE CRIANÇAS: 2.922.000,00 ?
E mais uma pérola do Município de Vale de Cambra: uma viatura de 16 lugares para transportar crianças custa cerca de 3 milhões de Euros. Upsss, outra vez o município de Vale de Cambra.

11. MUNICÍPIO DE BEJA
- Fornecimento de 1 fotocopiadora, "Multifuncional do tipo IRC3080I", para a Divisão de Obras Municipais: 6.572.983,00 ?
Este contrato público é um dos mais vergonhosos que se encontra neste site.
Uma fotocopiadora que custa normalmente 7,698.42? foi comprada por mais de 6,5 milhões de Euros. E ninguém vai preso por porcarias como esta?

COMO É POSSÍVEL NÃO ESTARMOS EM CRISE?
COMO DIZ SÓCRATES, É DIFÍCIL CORTAR NAS DESPESAS PÚBLICAS. NOTA-SE.
ACABÁMOS DE VER ALGUNS EXEMPLOS.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Halloween

O halloween, festa pagã, é uma tradição de longa data no Quebec aonde no dia 31 de Outubro de cada ano, as pessoas e crianças se vestem das formas mais variadas como estamos habituados no carnaval em Portugal.
Sendo uma festa altamente enraizada, além de ser uma loucura para as crianças como descrito no meu artigo de 28 de Outubro passado, é também festejado pelos adultos nos mais variados sítios, quer seja nas suas próprias casas para entregarem as goluseimas às crianças, nas suas saídas sempre que a temperatura o permite pois já começa a fazer frio e nas mais variadas festas incluindo as das companhias. Muitas companhias têm o hábito de todos os anos festejarem o Halloween, atribuindo um prémio para o empregado com melhor disfarce. Já se está a ver: os empregados percorrem os corredores das suas companhias para apreciarem qual deles tem o melhor fato ou vestido para o dia, a fim de poderem votar de acordo com as suas almas e consciências.

O emblema dos Canadianos de Montreal, não podia faltar.


E eu que pensava que voltar a criança era uma ilusão...



terça-feira, 2 de novembro de 2010

Vingança de Chico

No Quebec, os desportos favoritos são o hóquei no gelo e o futebol americano.

No hóquei existe a chamada bagarra geral, aonde assistimos fácilmente a uma partidinha de boxe como eu digo, andando todos à pancada uns contra os outos.
No futebol americano, os choques frontais que sofrem com as cabeças, dão por vezes origem a comoções cerebrais. Pode-se dizer que são dois desportos relativamente violentos.

O certo, é que quando em conversa com adeptos destes desportos falava no assunto, faziam-me logo ver que isso se passa no campo, entre atletas devidamente preparados e que raramente saem magoados. Pelo contrário, que no nosso futebol não há problemas dentro dos campos mas fora e até tem originado mortes, o que por aqui não acontece.

Há dias, num jogo de juniores de futebol americano, a assistência começou a lançar garrafas e latas de refrigerantes, assim como alguns palavrões, etc, contra os jogadores. Os meninos das duas equipas quando começaram a levar com aquelas armas no corpo e a tomarem atenção ao que diziam, não gostaram da brincadeira pois não estão habituados a tal baixeza. A um dado momento, só os vi a saltarem para as bancadas mais elevadas do que o campo e a deixarem-nas vazias em certos locais. Só que ao praticarem tão indecoroso ato, com aqueles ombros tão largos vistos de costas, veio-me á cabeça que já tinha visto qualquer coisa parecida quando o atleta salta a trincheira e investe contra os adeptos. Sorri-me com tanta satisfação...