sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Co-habitação

Em Montreal, além dos ciclistas poderem andar nas ruas desde que cumpram com o código, há as pistas própriamente ditas e as zonas designadas para ciclistas. Em tudo o que é reservado para ciclistas, é ao mesmo tempo proíbido a pranchistas, patinadores, peões, cadeiras para pessoas fisicamente diminuídas, etc. Por sua vez a polícia faz controles em dias e locais determinados mas desde que não haja problemas, fecha os olhos nos restantes dias. Como ciclista conviver tanto com os casos acima nomeados, como com as pessoas que fazem todo o tipo manutenção, mesmo que vão com carrinhos com o bébé à frente, até os gosto de ver nas pistas pois vão mais seguros desde que vão sempre encostados à sua mão. Ao fim de todos estes anos, só uma vez e já este ano, vi uma pessoa que era um perigo para ela, outros utilizadores e pior ainda, para o seu bébé. Dessa vez a polícia actuou. É por este e outros casos que eu digo que Montreal tem uma polícia muito cerebral. 

Tráfego




Deficiente físico utilizando zona designada para ciclistas.


Terceira idade vai aos seus afazeres de patins, luvas, joelheiras e provávelmente cotoveleiras pois a camisola vai bem cheia nessa zona. Não vamos esquecer o saco que por estes lados é muito usado. Até o ex-ministro federal e professor Dion ia para a Assembleia deste país com um saco tipo chouriço, com um fio que enrola nos buracos da boca em cima quando vai ao ombro e vai direito a uma presilha do lado de baixo, como eu usei há cinquenta e dois anos.


Montreal é uma cidade quase plana quando percorrida de este-oeste. Mas de sul a norte e vice-versa, apresenta as suas subidas com uma inclinação respeitável. Isto não incluindo a zona de montanha em pleno meio da cidade, pois nessas ruas é uma alegria descer...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Quentinho como estava

Até soube bem.

Em Montreal há zonas aonde existe arte exterior, não falando na que se vai encontrando um pouco por todo o lado mesmo que seja privada, como neste caso que se pode ver abaixo.



sábado, 24 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Há quem faça questão de ter sempre a bicicleta à porta

Mesmo no primeiro andar.

Bem visível o uso de trepadeiras nas paredes, assim como uma caixa do correio ao lado da porta muito utilizadas por estes lados. Por baixo da mesma caixa vêm-se duas pinças que servem não só para deixarem os jornais, como para aí dependurarem os sacos das circulares dos supermercados e outras lojas. É claro, só "pechinchas"...


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Anedota do dia

Vão cortar oitocentos milhões de dólares na educação e na saúde na província do Quebec. "Estas medidas não tocarão os utentes". Meu Deus... e eu tenho que acreditar niiiiisto...
Obra de Michel Saulnier que representa dezoito cabeças de ursos esculpidas em madeira de acaju, no pátio do Hospital de Lake Shore. A madeira e as cabeças simbolizam a sabedoria e a memória ancestral. Vá-lá, ainda nos vão  valendo os ursinhos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Voltinha matinal

Até ajuda a passar o dia.

Logo de manhã cedo, um grupo de amigas dando a sua voltinha de bicicleta para manter a forma.


No caso abaixo pode-se ver um passeio de bicicleta em família, o que é muito bom para iniciar as crianças a fazerem manutenção.

sábado, 17 de setembro de 2011

As flôres

A abelha e o vento a ajudar.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Frutaria do Planalto

Em Montreal um certo número de comércio de todo tipo é assinalado por um mural geralmente alusivo ao respectivo comércio. Outros murais neste campo que não nos dão a entender o tipo de comércio, funcionam como um tipo de emblema a lembrar a quem o vê que no interior ou mesmo ao lado, há uma garagem, um restaurante, um infantário, etc.

Neste caso pode-se ver um trabalho aplicado directamente sobre a tijoleira, o que nem sempre é o caso. É muito vulgar aplicarem uma camada de cimento sobre a tijoleira, o que inicialmente nos pode levar a pensar servir para recuperação de uma zona desprotegida mas de facto, é para salvaguardarem a tijoleira de contaminações originadas pelos produtos de pintura.


domingo, 11 de setembro de 2011

Excelente notícia

O ciclista português Rui Faria da Costa, acaba de ganhar
ao sprint o Grande Prémio de Ciclismo de Montreal.

Um jardim diferente

Um canteiro muito equilibrado.

 

As flôres nas varandas, estilo muito usado por estes lados e a que habitualmente chamo jardins suspensos,  dão uma certa graciosidade a este conjunto.


Vista geral.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Noites quentes de verão

Mural pintado directamente sobre tijoleira que reveste a parede e executado por dois artistas de renome internacional, Phillip Adams e David Guinn. "Hot Summer Night" representa-nos Montreal com os diferentes festivais e diversões que têm lugar durante as noites de verão.

Começando de baixo para cima pode-se ver a representação do calor pelas suas côres quentes, seguido de uma alusão aos jardins desta cidade à direita, vendo-se depois pessoas representando as diversas festividades estivais envoltas por um grande arvoredo que bem define uma realidade desta cidade. Ao meio uma alusão à "Montanha" circundada por esta cidade, cujo o casario se pode ver à sua direita e à sua esquerda a Nossa Senhora dos Marinheiros, numa referência ao Velho Porto. Por cima da "Montanha", assim chamada, vê-se o fogo de artifício lançado do Velho Porto que todos os anos tem lugar em vários fins de semana consecutivos, nos meses de Julho e Agosto. Uma parede, um mural e Montreal à nossa vista.



De notar o espaço deixado em baixo no lado direito para quem quizer assinar. Habitualmente quando isto acontece, todos respeitam o mural e ninguém assina ou fazem outros tipos de desenho. Amor, com amor se paga.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Colégio Internacional

É habitual ver-se em Montreal os recreios ou parques de estacionamentos das diversas escolas espalhadas pela cidade com pinturas murais, muitas do tipo do grafitismo e de acordo com as idades a que são votados os diferentes estabelicimentos de ensino.

Neste caso apresento o mural de um colégio estatal da rede "Colégio Prep Internacional", votado a acolher os miúdos dotados no campo intelectual e originários de diferentes países, raças, relegiões, crenças e hábitos, para serem acompanhados durante o secundário. Assim esta sociedade, no caso de crianças intelectualmente avançadas, tenta fazer face desta maneira a que só as crianças cujos os pais tenham posses possam frequentar certos colégios. É uma excelente obra social.

O mural abaixo traz até nós pela pintura o que acima acabo de descrever.

Vista geral tirada da esquerda para a direita.



Enxertos parciais que nos dizem muito.


Vista geral tirada da direita para a esquerda.


Entrada principal do edifício.




domingo, 4 de setembro de 2011

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Montreal e suas ruas

Montreal é uma cidade plena de vegetação e grandes espaços. As suas ruas e passeios largos cobertas de árvores, jardins abertos dando-nos uma aparência de profundidade mas plenos de relva, mini arvoredo e diversas flôres, fazem com que uma pessoa passe horas a percorrer a cidade.