segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Até que enfim que chegou este dia

E que os meios já estão mais evoluídos.

Já agora aproveito para ir dar uma volta até Portugal.

domingo, 30 de outubro de 2011

Chegou o grande dia

Para a pequenada.

É um dia que me recorda tempos de miúdo quando ía aos bolinhos e bolinhós no meu bairro, em Coimbra. Só que o tempo era outro e nós andávamos à-vontade. Hoje as crianças têm de ser acompanhados por duas pessoas por motivos de segurança e para mais, não podem passar as célebres fitas amarelas porque no outro lado é o "terror".

Manutenção física no canal Lachine

Tenho tido o hábito de expôr sobre as pessoas que fazem "cross" dentro da cidade mas acontece que as pistas no geral também são muito utilizadas para esse fim, principalmente a paisagísticas. Em baixo pode-se observar fotografias tiradas em diferentes épocas do ano, na prática deste tipo de manutenção. Oficialmente não é pirmitido às pessoas andarem nas pistas para ciclistas e qualquer acidente é da responsabilidade do peão. Francamente, quer seja manutenção a pé mesmo com o carrinho de bébé, de patins, pranchas ou outro tipo, tenho notado que tomam sempre um dos lados da pista quando pressentem a aproximação de um ciclista pelo que a convivência é excelente. Em todos os casos, é um hábito social tomar-se em conta os mais vulneráveis.

Manutenção em grupo.


Com amigos.


A dois, só que este casal utiliza o caminho para peões.


Uma terceira idade que vai sózinha. Como há sempre ciclistas a passarem, não tem grande perigo.


Papá faz manutenção enquanto passeia o bébé.


Recem mamãs acompanhadas dos rebentos seguem as instruções da treinadora.

sábado, 29 de outubro de 2011

Horta

Por estes lados também há quem goste de passar uns momentos a tratar da horta no quintal.


E uma alegriazinha também sabe bem.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jardim equilibrado

Jardim que me chamou a atenção por apresentar pedra, madeira, arvoredo, plantas e ferro. O ferro apresenta ferrugem derivado ao sal lançado nas ruas no inverno para derreter a neve e o gêlo, o que por estes lados é habitual.  De notar a excelente distribuição de flôres baixas entre as pedras. Pequeno espaço muito bem aproveitado.




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

APOLLO

Há muito tipo de obra de arte mas o Restaurante Apollo criou uma inabitual alusiva ao seu ramo.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Há quem goste de criar uma certa decoração


Os sacos acima são visíveis junto à árvore em baixo.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

Ementa

E assim se abre o apetite ao passante.

sábado, 22 de outubro de 2011

Não é um gato pingado

É simplesmente uma cabeça que pensa. Vai conversando ocasionalmente com as pessoas e assim defende a sua causa.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uma realidade

Há certas ruas em Montreal aonde um grande número de varandas do rés-do-chão de um lado e do outro, têm duas a três bicicletas ou mais. O ferro forjado muito utilizado nas varandas por estes lados, dá-lhes uma beleza diferente.



Por sua vez vai ser construído um edifício de cerca de um bilião de dólares, que vai ter um parque para bicicletas. Pela primeira vez um parque deste género faz parte dos estudos arquitectorais de uma construção nesta cidade.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Simplicidade

Há quem prefira uma ornamentação simples para convidarem as crianças a baterem à porta.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Uma atitude


Foto tirada da cyberpresse.ca

Passeio matinal

Mamã com os rebentos à frente na marginal.

De notar os cuidados do automobilista que prefere ir por cima do traço contínuo do que se aproximar das crianças. Nestes casos a polícia não interfere.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Halloween

Durante a época de Halloween vão-se ver ornamentações idênticas, notando-se a diferença no poder creativo de cada proprietário. Neste caso uns espantalhos de palha com a sua piada mas atenção: nada de ir para a zona de terror.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O gosto pelos jardins

Vista de ângulos diferentes.



No outro lado do jardim pode-se ver o proprietário a retocar a grade de ferro.

domingo, 16 de outubro de 2011

Halloween

O halloween é uma data muito festejada no Canada que teve origem Irlandesa e depois se alastrou a vários países de Sua Magestade há alguns séculos. Hoje, a força do comércio leva a que seja festejada em muitos países, muito especialmente na Europa.
Inicialmente festejado na noite de trinta e um de Outubro para um de Novembro, o comércio deu origem a um período mais vasto e por isso já se começam a ver alguns enfeites nas casas e jardins, isto sem falar nas lojas que estão cheias de tudo o que é respeitante a esta data desde o princípio do mês de Outubro. Todos estes enfeites são com a finalidade de indicarem que na noite de Alloween têm bonbons, chocolate e outras prendas para as crianças que lhes batam à porta. De notar o envolvimento dos adultos nesta festa com a mais variada ornamentação, que muito raramente procuram que seja perfeita para condizer com o tipo de festividade.

Trata-se de uma festa essencialmente para crianças que cedo começam a vestirem-se de vampiros, espíritos, fadas,etc, de forma a meterem medo por quem passam. Os adultos aderem pois ficam sempre assustados quando passam por eles nos passeios, o que é a loucura da criançada.
Simples abóboras, com ou sem um fardo de palha a lembrar o local aonde as bruxas e os espíritos se escondem, são uma boa indicação para que as crianças lhes batam à porta à procura de goluseimas, quase sempre acompanhadas de dois adultos.

Depois da volta feita, vão para casa de um dos adultos fazer a distribuição altamente vigiada peça por peça a fim de evitar más intenções e só após este rito, as crianças podem começar a saborear as goluseimas.

De notar a quantidade de carros da polícia na rua nessa noite, que deixam admirado todo aquele que ainda não esteja habituado a este evento.

 Enfim, uma festa para a pequenada que lhes dá muita alegria e que se repercute nos adultos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Festa das cabanas

Está-se na época da festa judia "Soukkot", que comemora o êxodo judeu assim como o fim das colheitas ou princípio das chuvas e também conhecida por festa das tendas.
Nesta altura é uso ver no exterior das casas judias assim como das sinagogas, as referidas tendas ou cabanas.
É aí que durante os próximos dias fazem as suas refeições servidas nos melhores pratos sobre as melhores toalhas e debaixo de um teto enfeitado.

Em baixo pode-se ver uma tenda no exterior de uma sinagoga coberta de ramos de pinheiros.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Lindo

No Quebec as pessoas gostam muito de passearem com os seus animais, mesmo quando têm de ir à loja, neste caso uma farmácia. Como a lei impõe que os animais andem presos na rua, podemos ver este cão esperando pelo seu dono devidamente preso pela trela a um varão de apoio. Habitualmente nas lojas só entram animais pequenos, cães para cegos ou utilitários, como no caso de deficientes que necessitem de um cão para se deslocarem. De notar que no Quebec até os cães são calmos pois mesmo que passe uma pessoa a correr ou uma bicicleta, mais não fazem que ficarem aonde estão a apreciar e por isso não precisam de ançaime. Tal é derivado à forma como os habituam desde pequenos.

Distraído...


Vá lááá, uma pose.



Nesta fotografia ainda se pode ver uma bicicleta com um assento para transporte de crianças. De manhã nas horas de ponta vão-se vendo muitas, pois os pais aproveitam para deixar as crianças nos infantários.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mural

Excelente mural "Mook Life" que pode ser visto numa passagem para carros muito bem situada e com muito movimento que dá directamente para o Boulevard Décarie, um dos principais Boulevards desta cidade de onde este grafitismo é visível. Muito concorrido este local que acompanha toda a auto-estrada do mesmo nome, tiveram que pôr ondas para moderar o tráfego. O estado do alcatrão é igual às ruas desta cidade pois a neve no inverno, faz o seu "trabalho". O único problema que é bem visível não só neste local como em muitos outros lados, é que os jardineiros não tomam muita conta das plantas.
Este lindo grafitismo de letras grandes, largas, arredondadas e bem delineadas aplicadas directamente sobre tijoleira, está muito próximo da pureza inicial deste tipo de arte quando começaram com as assinaturas do respectivo artista, mais conhecidas por TAG’s em linguagem corrente e neste caso realçadas pela pintura de fundo. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

sábado, 8 de outubro de 2011

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ui...

Vida sã em corpo são.


Na fotografia acima do Jornal "Métro" de terça-feira passada, pode-se ver o yoga Cameron Alborzion numa das suas posturas de equilíbrio.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Velo

"Velo" é o nome habitualmente dado a uma bicicleta ou mesmo para dizermos que vamos fazer ciclismo. Francamente, ainda não descobri aonde foram buscar este nome.

No Quebec existem agências e clubes que oferecem voltas e passeios turísticos em bicicleta, a que me referirei noutro artigo. Na foto podemos ver um destes casos na cidade de Dorval.



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Trepadeiras

Muito utilizadas por estes lados pois além da beleza que transmitem à vista, têm particularidades térmicas. Durante o inverno as raízes que se introduziram em todos os pequenos buracos nas junções da tijoleiras não permitem a saída do ar quente, o que diminuie o gasto de electricidade, gaz ou óleo no aquecimento da casa.
De verão as suas folhas defendendo as casas do sol, permitem viver-se com uma frescura constante evitando o uso do ar condicionado. Um sistema muito ecológico e económico.