segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A vida não para

Ainda as iluminações de Natal não se apagaram...

e já as lojas vendem produtos para o São Valentim.




Se durante o verão se festeja por estes lados o Natal dos Campistas, no sábado passado teve lugar o desfile de abertura do Carnaval do Quebec que se festeja sempre nesta época, na cidade de Quebec. Festejado com muita alegria e com temperaturas negativas aonde o vento por vezes até corta as orelhas, é composto por um número elevado de carros alegóricos, fanfarras e grupos de dança que convidam os turistas a dançarem. É uma alegria contagiante. Com o seu internacionalmente conhecido Boneco de Neve que dá uma vida extraordinária ao ambiente e se vai passear por toda uma semana, a capital desta província apresenta-se nesta altura plena de turistas de todo o mundo, ficando o seu hotel de gêlo quase sempre superlotado.  O fecho deste Carnaval terá lugar no sábado, 11 deste mês,  com um desfile idêntico.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Estação de Montreal Oeste

Os comboios que atravessam a cidade de Montreal Oeste e que faz parte da Comunidade Urbana de Montreal, são utilizados diáriamente pelas populações habitando os seus arredores.

A locomotiva tem uma forte defesa metálica à frente para afastar a neve. Serve também para no caso de algum veado ou urso, muito estimados nestas paragens, atravessarem distraídamente a linha no momento exacto.



Para melhor rendimento económico, as carruagens dos comboios são de dois pisos.




As estações dos arredores, fora da comunidade e assim da ilha, estão equipadas com grandes parques de estacionamento para convidarem as pessoas a não utilizarem as auto-estradas, além de cada composição poder transportar um número certo de bicicletas. Por outro lado, os utentes podem utilizar diferentes tipos de bilhetes ou passes, que dêm só para o comboio ou para o comboio e os diversos transportes dos serviços municipalizados de Montreal. De notar que um passe dos serviços municipalizados de Montreal ou um só bilhete, permite aos seus utentes de utilizarem o metro e os autocarros para qualquer lado da comunidade urbana desta cidade.

Estação de Montreal Oeste


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Gostos

Muitas destas iluminações privadas que fizeram a sua aparição logo a seguir ao Halloween, primeiro de Novembro, só serão retiradas em fins de Janeiro.

E com uma camadinha de neve, lá passamos o Natal.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Adopção de "Tupperwares"

Costumo expôr neste blog a vivência destas gentes e dentro de uma delas é hábito fazer um artigo ou outro sobre o título de dar ao seguinte.

Neste caso vou apresentar o que se passa numa firma de informática uma vez por mês. As pessoas levam os tupperwares para o serviço, aquecem a comida e depois metem-nos dentro da máquina de lavar.
À saída ou no dia seguinte apanham-os mas acontece que por distracção e forma de estar na vida, um ou outro se vai esquecendo do tupperware que lá ficou.
Assim, ao fim de algum tempo, quando já há um número elevado de caixas lá juntam todos os tupperwares esquecidos e fazem um leilão gratuito pois o proprietário com o tempo já nem se lembra do que lá deixou. Um de entre eles apanha um tupperware, levanta-o, pergunta a quem pertence e se ninguém se apresenta, pergunta quem está interessado nele pois às vezes até vai mesmo a geito. Caso não apareça ninguém interessado, comete a boa obra de o meter no caixote da reciclagem.
Assim distraiem o cérebro durante alguns momentos, fazem uma boa obra e a cozinha fica limpa.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Creatividade

Há pessoas que ornamentam os seus jardins com os mais variados motivos, como com bicicletas como se pode ver abaixo.



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Coisas do tempo

Quando começam as probablidades de queda de neve ou formação de gêlo, as diversas câmaras recolhem os mobiliários distribuído pelas ruas das cidades.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Animais exóticos

Em algumas cidades dos Estados Unidos, as cãmaras para evitarem a propagação de doenças nos animais, todos os anos durante um dia põem à disposição dos habitantes da cidade os seus veterinários, para verficarem as espécies exóticas quer estejam ou não declaradas. É garantido nesse dia a imunidade ao proprietário, queira o dono entregar o animal ou continuar com ele. Jamais será incomodado desde que o animal não crie problemas a outras pessoas.

Aconteceu que num desse dias a televisão foi mostrando uma cidade americana que fui seguindo com atenção, pois de facto apareciam animais exóticos dos mais diversificados.

A um dado momento fiquei admirado pois no meio daqueles donos e animaizinhos, vi aparecer um burro puxado pelo proprietário como animal exótico.

Não haja dúvida que sendo o burro em muitos lados deste planeta uma besta de trabalho como se pode ver na Dinosoria de onde reproduzo a foto abaixo, noutros lados tem o previlégio de se divertir e repousar como quiser.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Velha Montreal

Habitualmente as cidades europeias têm uma cidade central velha grande, circundada pela parte nova. Em Montreal, a parte velha muito pequenina recebe o nome de Velha Montreal e situa-se mesmo junto ao Velho Porto.
São edifícios do séculos XVII e XVIII cujas fachadas foram mantidas até ao nossos dias, o que é uma autêntica fonte de receita turística e cinametográfica. Produtores de Hoolywood quando precisam de uma rua ou de um prédio europeu, não necessitam de se deslocarem à Europa.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bar "Laranja Vermelha"

Este bar típico situado mesmo ao lado da auto-estrada Décarie, é o ponto de encontro dos viajantes.

Fazendo parte da paisagem de Montreal, é numa rua lateral deste bar que às quartas-feiras à noite se assiste a autênticas provas de arranque, com carros das mais diferentes épocas e marcas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

Casas suspensas

Construídas pelo arquitecto Moshe Safdie expressamente para a Expo 67, tinham a finalidade de dar um outro ambiente aos seus locatários com espaços maiores dos que existentes nos prédios a apartamentos, a fim de fazer face ao crescimento das famílias. Teve a originalidade de ser toda construída por módulos, como se pode ver nas fotos em baixo.

A foto a seguir tem por fundo a ponte Jaques Cartier, podendo-se ver à esquerda a Torre do Relógio inaugurada em 1922. O registo da entrada dos navios no porto era feito quando o barco passava em frente desta torre.





Vista do Velho Porto.


sábado, 7 de janeiro de 2012

Arbustos

Quando cheguei a Montreal notei que as pessoas ainda usam muito arbustos nos seus jardins como forma de embelezamento ou de divisória, como se pode ver nas fotos em baixo.



Lindíssimos pinheiros que durante o inverno com um pouco de neve ficam uma maravilha




As pessoas tem um gosto especial pelos seus jardins.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Grafitismo

O grafitismo em Montreal é um dos vectores da pintura que se foi desenvolvendo graças a um impulso da cãmara e hoje é uma realidade. Há pessoas que gastam dinheiro para manterem as suas paredes actualizadas com grafitismo como neste caso pois se a alugassem, fariam dinheiro.

No caso abaixo pode-se ver a mesma parede com dois trabalhos diferentes de diferentes artistas, feitos em 2010 e 2011. Como dado comum, temos a fachada da casa que fica à direita da parede nas fotos. Tratando-se do Boulevard DeMaisonneuve Ouest, este local preveligiado é visto por milhares de automobilistas.
Como se trata de pintura directa sobre os azulejos, a tinta utilizada é própria para que não penetre nos mesmos.


Para uma melhor apreciação da pintura plena de assinaturas, deixo a seguir duas fotos respeitante à mesma parede acima mas devidida ao meio. De notar que já alguns vândalos escreveram aos suas assinaturas, o que não é hábito pois costumam respeitar as paredes pintadas.



As fotos expostas são de ângulos diferentes pois os carros estacionados e o estado do tempo na altura, nem sempre permite fazer a fotografia que queremos, tendo-se de se aproveitar as horas de menos movimento.

Neste terceiro caso em baixo na mesma parede, devido aos carros estacionados foi preciso fazer três fotos em dias diferentes, dispostas da esquerda para a direita.





Trata-se de uma pintura respeitante à vivência canadiana, norte americana, que nos leva desde o tempo da escravatura, dos índios e nos apresenta a agricultura com os seus célebres talhões rectilínios com uma das faces mais pequenas virada para o rio, com os seus silos, assim como bens duráveis. De notar à direita a assinatura do artista que muitas vezes se vê sem mais nada a preencher uma fachada completa.
Aqui deixo mais uma realidade de Montreal pois trata-se do mesmo propietário, com grafitismos diferentes ao longo do tempo.