Nesta cidade uma pessoa pode passear, ir para o trabalho ou para as suas ocupações em bicicleta, aproveitando toda a estrutura que foi posta à disposição dos ciclistas.
| Com a bicicleta pode-se utilizar os diferentes tipos de pistas que existem para maior segurança. Nas zonas mais sensíveis, os ciclistas nos cruzamentos a risco passaram a ter prioridade no arranque sobre os automobilistas derivado à pintura feita no asfalto, como no caso ao lado. De notar que a primeira bicicleta à esquerda, é uma bicicleta de aluguer "Bixi". |
| Há bancos em toda a cidade para descansar, principalmente no tempo bom mas também se pode aproveitar outro meio de transporte como o metro, para descansar ou ir mais depressa. À esquerda uma informação na porta de um metro, dizendo a que dias e horas da semana os ciclistas podem utilizar o metro. |
Há quem saia de casa em bicicleta, aproveite o comboio para longas distâncias, saia numa paragem e depois siga na bicicleta até ao destino.
| | | Até os autocarros têm espaço para duas bicicletas à frente. |
| Mas como a ilha de Montreal tem cerca de sessenta kilómetro de um lado ao outro, os autocarros quase nunca transportam bicicletas. No entanto em caso de chuva, fazem geito. |
Para quem quer atravessar o rio e não quer ir dar a volta por uma das dezanove pontes que há em Montreal, pode ir de barco.
Até a bicicleta descansa. De notar que todas as fotos respeitantes aos meios de transportes, foram tiradas fora das horas de ponta.
Se certas obras ocupam as pistas, o problema é logo resolvido.
Não esquecendo sinais como este, que é muito utilizado num grande número de cruzamentos aonde há um tráfego intenso. Assim o ciclista se vai em frente, segue sem perigo pois os automóveis não vão poder virar durante algum tempo.
Em zona de altos riscos, para grandes males, grandes remédios. A sinalização para o ciclista impõe-se.
De notar na fotografia acima do lado direito a existência de umas parabólicas. Por natureza produtos de pouco valor na rua, não roubam. Um rádio de carro também não mas o automóvel, se estiverem interessados para os mais diversos fins incluindo a exportação, desaparece entre quinze e quarenta e cinco segundos.
Mas pode-se escolher outro meio de transporte económico.
É já este ano que os ciclistas em Montreal vão ser autorizados a utilizadar as vias destinadas a táxis e autocarros como noutros países. Com este novo sistema, aumentarão imenso os espaços reservados a ciclistas.
De facto empatam dinheiro com estruturas mas poupam muito mais.