sexta-feira, 27 de julho de 2012

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Montreal vista da Montanha

Debaixo de smog.

Zona do Estádio Oímpico.


Zona a norte do Estádio Olímpico.


Zona da Ponte Jaques Cartier, a sul do Estádio Olímpico. Visível ao fundo o Mont-Saint Bruno.


Foto que mostra a inclinação da torre do Estádio Olímpico e por isso dedicada ao artista fotográfico António Dias.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Tandem Ecoquartier

Montreal está plena de organismos "écoquartier", que têm o objectivo de se dedicarem ao desenvolvimento durável. Este "écoquartier" muito bem situado, junto ao entroncamento da rua Pierce com a rua Sainte-Catherine como se pode ver na foto a seguir, principal rua cosmoplita de Montreal situada na baixa e muito conhecida internacionalmente, está muito virado para a recuperação das ruelas de Montreal que apresentarei num outro artigo. Também tenta atrair as pessoas com o desenvolvimento da pintura, pelo que se podia ver a distribuição pelas mesas de baldes, pinceis, folhas de papel e até se nota uma zona da parede toda branca para os mais avançados. Como não podia deixar de ser, os célebres grafitis devidamente autorizados e que se vêm muito nesta cidade.

Além das tendas e mesas, puseram um jogo de chadrez em plena rua para as pessoas passarem o tempo amenamente. De notar no lado direito da rua, uma escada de emergência que vai até à altura do primeiro andar para que ninguém a possa subir. Quando fogo ou outra situação de perigo, a pessoa que chega ao último patamar desce o último lance que em muitos casos está feito de forma a ser activado automáticamente. Basta pôr-lhe o pé no primeiro degrau e ele desce.

Esta foto que se segue permite uma boa "dilatação" e é dedicada ao Rui Lucas, pessoa muito observadora.

E como se pode ver, até apareceram equipas bem equipadas para jogarem ao xadrez.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Hovercraft

O Hovercraft é um barco muito versátil. No caso do Canada é muito utilizado no inverno para partir o gêlo nos rios e ribeiras.

Podemos vê-lo a começar a afastar-se do cais.


Neste momento é notório o aumento da caixa de ar pois os motores já estão a trabalhar a uma certa potência.


O adeus.

sábado, 14 de julho de 2012

Exposição fotográfica

Nesta época quente, Montreal está cheia de festivais internacionais, de diversões e de exposições fotograficas ao ar livre, como se pode ver a seguir.

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Empire Sandy a entrar no Velho Porto de Montreal

Este veleiro foi construído em mil novecentos e quarenta e três pelos ingleses e destinava-se a salvamentos durante a batalha do Atlântico Norte.
Comprado pelo Canada aonde serviu para vários tipos de missões, veio a ser adaptado a barco de cruzeiro que opera hoje nas regiões dos Grandes Lagos e no rio Saint-Laurent.


O Empire Sandy a virar para a doca do Velho Porto de Montreal já com uma só vela, tendo por fundo as Casas Suspensas. Autêntico trabalho de arte do arquitecto Mosh Safdie que foi construído para ser inaugurado a quando da Expo 67, teve a originalidade de ser toda construída por grandes módulos com grandes espaços interiores.