terça-feira, 30 de junho de 2015

Passear, ver e admirar

Passeando-se nas ruas de Montreal podem-se ver vários murais de Mastrocola, assim como um pouco por todo o mundo. Pintor, muralista e fotógrafo com cursos de arte tirados na Universidade de Concordia em Montreal, pertence a uma restrita categoria de artistas que tendo começado no clássico evoluíu para o abstracto.

Mural na rua St. Dominique.


Mural na rua Duluth que nos mostra um Mastrocola composto de nítidos contrastes mas que sugerem uma continuidade e linhas bem definidas que dão uma ilusão de movimento.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vida sã em corpo são

Acolhidos como heróis.

Terminou no fim de semana passado o grande desafio Pierre Lavois que constou de mil kilómetros em bicicleta feitos em quatro dias. Milhares de ciclistas estiveram presentes numa ou em todas as etapas. Houve mesmo um percurso em que tomaram parte mais de cinco mil ciclistas. Alguns dos ciclistas que tentaram cumprir o percurso, começaram os treinos muito tempo antes assimo como a perderem algumas dezena de kilos, para poderem suportar tal esforço. Um deles a percorrer alguns kilómetros foi o presidente da cãmara de Montreal Denis Coderre, que é o primeiro a contar da esquerda na altura da chegada da etapa final. Também se pode ver com o braço no ar, o grande impulsionador desta prova Pierre Lavois rodeado de anónimos, médias, artistas, animadores assim como um ministro da saúde, além de um deputado provincial e presidente da oposição. Como diria o próprio Pierre Lavois "quando tens um ministro da educação que se desloca ao local e um ministro da saúde que pedala connosco, é qualquer coisa". De notar que o fim destas pessoas de práticamente todas a idades a pedalarem, é dar o exemplo que possa impulsionar outros a praticarem um tipo de manutenção física. Este grande impulsionador dos bons hábitos de vida também tem um excelente trabalho com a juventude junto das escolas.
Foto tirada do jornal 24Heures do passado dia 15.06.15, assim como alguns dos dados acima fornecidos.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Imposição de mãos

Quando passeamos em Montreal podemos admirar diferentes exposições públicas de quadros nos passeios e jardins dos mais diversos tipos, das quais uma até com música. Resolvi fotografar um desses quadros e aqui fica o resultado.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

domingo, 7 de junho de 2015

O menino curioso

Este menino com a cabeça no arco-íris que fez parte do Festival internacional de arte pública de Montreal de 2014, é da autoria de Seth. Muralista radicado em Paris com obras espalhadas por vários locais deste planeta, tem o hábito de nos apresentar obras com uma visão muito colorida e mesmo além do real, das quais algumas incluem este menino.
Dominando a técnica artística "Trompe-l'oeil" que nos leva a crer estar-mos a ver em três dimensões e que tem apresentado noutros locais, foi o ano passado a vez de estar presente em Montreal.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mutações

Quando passeamos por Montreal anos a fio, podemos apreciar os diferente murais que vão aparecendo na mesma parede com o correr dos tempos.
Mural livre criado em 2010.
Este mural de 2012 chamava a atenção para uma loja de móveis para crianças.
Com o Festival international de arte publica de Montreal de 2014, foi criada este obra livre.

quarta-feira, 3 de junho de 2015