quinta-feira, 29 de setembro de 2016

As cochichadoras

Um excelente trabalho de Rose-Aimée Belanger situado no Velho Porto, que faz parte do programa de arte pública da Cãmara de Montreal.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Parque do Pelicano

Fui até ao Parque do Pelicano e qual não foi a minha admiração ao verificar no local que o nome não tem nada a ver com tão conhecida ave mas sim com um barco de guerra francês que na Baía de Hudson fez frente a três navios ingleses, na célebre guerra pelo controle do mercado das peles. Afundou um, pôs outro em fuga e aprisionou o terceiro. Dias despois não só derivado aos estragos sofridos mas também a uma violenta temprestade, veio a afundar-se junto à costa.
Trata-se de um parque que permite a prática de desportos diversos como o baseball, futebol americano e europeu, etc.
Uma pequena colina que durante o verão serve para apanhar banhos de sol e de inverno de descida na neve das formas mais variadas para alegria da juventude e dos adultos.
Logo à entrada à minha esquerda pude ver um parque vedado para que os cães possam confraternizarem e fazerem as suas necessidades, mais conhecidos por urinóis para cães.
Nem um poster faltava a convidar as pessoas a registarem os seus animais.
Assim como caixotes do lixo para se deitarem os excrementos e outros detritos.
Ao que muito contribui o civismo dos proprietários dos animais.
Um caminho com rochas à sombra também sabe bem.
Até uma obra em fim de acabamento do conhecido muralista Shalak não faltou, num contentor posto no local para o efeito.
Só que para minha admiração o corte da relva é feito de forma ecológica com ovelhas que não só deixa a relva à altura ideal como a ferteliza. Ó tempo volta para trás, pois temos andado a destruir o planeta.
E esta toda fotogénica...

sábado, 24 de setembro de 2016

Viaturas antigas

Mustang shelby da Ford, de 1967. Modelo GT 500 eleonor.


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Festival Internacional Noites de África

O Festival Internacional Noites de África tem lugar anualmente em Montreal e é muito concorrido a partir da tarde. Desta vez passei lá de manhã cedo e para minha admiração já havia gente a dançar, pois as pessoas são muito encorajadas a fazê-lo porque é um excelente meio de manutenção, de criar boa disposição lutando contra o stress e de convívio.
Como a mundialização é uma realidade dos nossos dias, dançava-se nessa altura folclore Colombiano.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Transcendência

Transcendência é uma obra de Walter Fuhrer, inicialmente exposta na Expo 1967 e mudada em 1968 para a Terra dos Homens. Posteriormente veio a ser oferecida ao Colégio Loyola da Universidade Concordia e exposta nos seus terrenos. Com sete metros de altura em aço inoxidável, representa o homem e suas viagens espaciais. É visível um globo de bronze ao centro.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Bicicletas de luxo

Um guarda para três bicicletas! Que pena não terem o preço.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Medo e dllírio em Montreal

Mais um excelente trabalho mural nas paredes vizinhas da célebre sala de espectáculos "Metropolis".

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

sábado, 10 de setembro de 2016

Ruas de Montreal

E suas verduras.

Montreal é uma cidade plena de verdura que lhe dão as suas ávores, os jardins municipais e dos seus habitantes.
No meio de prédios dos mais variados tipos, aparece esta beleza.
As trepadeiras são excelentes para manterem as temperaturas das casas. De verão torna-as frescas e no inverno, como as suas raízes penetram nos buracos das junções da tijoleira, não deixam entrar o frio.
Mesmo com calor passear-se nas sombras de um elevado número de ruas de Montreal, é convidativo.
Nem sempre há o espaço ideal mas as pessoas fazem jardins e até os apaparicam como neste caso em que se pode ver um totem.
Mesmo que não haja espaço nem terra, as pessoas não se privam de fazer o seu jardinzinho.
O contraste de côres dos prédios assim como o existente entre as varandas do rés-do-chão em madeira e do primeiro andar em ferro forjado além do toque que lhes dão as águas furtadas, mostram-nos uma visão muito graciosa.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Côres de outono

O mural que se pode ver na foto abaixo mostra-nos pessoas ocupando os seus tempos de lazer numa zona ainda verde mas já plena de côres outonais. Nele podem-se ver linhas horizontais representando a velocidade dos veículos que passam na rua à frente.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Salmão au Érable

Campo de papoilas

Este "Campo de papoilas" pertentencente ao Museu das Belas Artes de Montreal que embeleza uma rua, é um òbra de Claude Cormier feito de marcadores temporários utilizados nos trabalhos de asfaltagem.
Repetido em várias edições, podem-se ver mais de dez mil marcadores instalados costas com costas como uma homenagem hornamental às criações do joalheiro Carl Fabergé.

domingo, 4 de setembro de 2016

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Jardins privados

Dois tipos de jardins privados diferentes que nos transmitem gostos e formas de estar na vida também diferentes. Criar e manter estes jardins é sem dúvidas uma arte.