Continuando a expôr a vivência de uma tempestade de neve em Montreal, hoje publico um video do You Tube respeitante à limpeza das ruas nesta cidade.
Como já mostrei noutros artigos, as lâminas vão fazendo um monte de neve dos passeios e das ruas a longo do trajecto
para que depois a sugadoura passe a aspirar toda essa neve, lançando-a para um camião que a acompanha a poucos centímetros. Todo o avanço é comandado por uma pessoa que vai mais à frente da sugadoura qualquer que seja a temperatura exterior para retirar todo o tipo de objecto, assim como para verificar se há um buraco feito nesse monte de neve por uma criança a brincar e que se tenha metido lá dentro. Isto já aconteceu. Como a sugadoura vai deixando certos restos de neve, passam a seguir outras lâminas como na foto acima que repetem o mesmo trabalho, seguida de uma segunda sugadoura que acaba por deixar a rua limpa. É um trabalho de milhões de dólares a cada tempestade, calculado-se a um milhão cada centímetro caído de neve em Montreal, pelo menos.
No caso que vamos ver, devido à pouca neve existente na rua, tudo me faz crer que se trata da segunda sugadoura. De notar o número de camiões sempre prontos a tomarem o lugar do da frente logo que cheio. Parar é perder dinheiro pois uma sugadoura a trabalhar não é barata.
A cãmara de Montreal tem duas formas de se desfazer desta neve que não pode ser lançado ao rio pois está cheia de sal que deitam nas ruas para a derreter. Uma delas é a de a lançarem nuns poços com alguns metros de profundidade e ligados a uns túneis. A neve vai-se derretendo com a temperatura da terra e segue até à oficina de depuração de águas.
A outra é de armazenarem a neve ao ar livre em grandes montanhas chamadas depósitos, feitas com a neve descarregada pelos camiões e lançada cada vez mais alta por uma sugadoura de alta potência. A mais moderna e mais potente das sugadouras está neste momento no depósito de Agrignon, envia a neve a 25/30 metros de altura, lança a quantidade de 150 camiões/hora e gasta um total de 290lts de combustível/hora. Fica ao preço de CAN$100.000.00 por dia de trabalho.
Aproveito para mostrar muito rápidamente outros problemas causados pela limpeza da neve que criam custos adicionais enormes.
É certo que a manutenção das ruas foi descurada durante muito tempo. Ante-ontem e ontem tivemos os primeiros dias seguidos de temperaturas positivas e com chuva, pelo que é já bem visível o resultado da passagem das máquinas nas ruas das zonas residenciais que até são as que têm menos tráfego, como abaixo apresento. É certo que este ano e nos próximos estão a tentar refazer as ruas mas só o custo da manutenção das mesmas, pois os buracos têm de ser tapados, é elevadíssimo.
Não haja dúvidas que a chuva é boa em locais agrícolas e no tempo próprio mas nas cidades só serve para nos molharmos e ficarmos todos sujos. Nas montanhas vai derreter rápidamente a neve que desce até aos rios e riachos, originando cheias e as respectivas evacuações. Sem dúvida, viva o verão ou então venha o frio mesmo que traga a neve.
Como já mostrei noutros artigos, as lâminas vão fazendo um monte de neve dos passeios e das ruas a longo do trajecto
para que depois a sugadoura passe a aspirar toda essa neve, lançando-a para um camião que a acompanha a poucos centímetros. Todo o avanço é comandado por uma pessoa que vai mais à frente da sugadoura qualquer que seja a temperatura exterior para retirar todo o tipo de objecto, assim como para verificar se há um buraco feito nesse monte de neve por uma criança a brincar e que se tenha metido lá dentro. Isto já aconteceu. Como a sugadoura vai deixando certos restos de neve, passam a seguir outras lâminas como na foto acima que repetem o mesmo trabalho, seguida de uma segunda sugadoura que acaba por deixar a rua limpa. É um trabalho de milhões de dólares a cada tempestade, calculado-se a um milhão cada centímetro caído de neve em Montreal, pelo menos.
No caso que vamos ver, devido à pouca neve existente na rua, tudo me faz crer que se trata da segunda sugadoura. De notar o número de camiões sempre prontos a tomarem o lugar do da frente logo que cheio. Parar é perder dinheiro pois uma sugadoura a trabalhar não é barata.
A cãmara de Montreal tem duas formas de se desfazer desta neve que não pode ser lançado ao rio pois está cheia de sal que deitam nas ruas para a derreter. Uma delas é a de a lançarem nuns poços com alguns metros de profundidade e ligados a uns túneis. A neve vai-se derretendo com a temperatura da terra e segue até à oficina de depuração de águas.
A outra é de armazenarem a neve ao ar livre em grandes montanhas chamadas depósitos, feitas com a neve descarregada pelos camiões e lançada cada vez mais alta por uma sugadoura de alta potência. A mais moderna e mais potente das sugadouras está neste momento no depósito de Agrignon, envia a neve a 25/30 metros de altura, lança a quantidade de 150 camiões/hora e gasta um total de 290lts de combustível/hora. Fica ao preço de CAN$100.000.00 por dia de trabalho.
Aproveito para mostrar muito rápidamente outros problemas causados pela limpeza da neve que criam custos adicionais enormes.
É certo que a manutenção das ruas foi descurada durante muito tempo. Ante-ontem e ontem tivemos os primeiros dias seguidos de temperaturas positivas e com chuva, pelo que é já bem visível o resultado da passagem das máquinas nas ruas das zonas residenciais que até são as que têm menos tráfego, como abaixo apresento. É certo que este ano e nos próximos estão a tentar refazer as ruas mas só o custo da manutenção das mesmas, pois os buracos têm de ser tapados, é elevadíssimo.
Não haja dúvidas que a chuva é boa em locais agrícolas e no tempo próprio mas nas cidades só serve para nos molharmos e ficarmos todos sujos. Nas montanhas vai derreter rápidamente a neve que desce até aos rios e riachos, originando cheias e as respectivas evacuações. Sem dúvida, viva o verão ou então venha o frio mesmo que traga a neve.
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