Em Montreal, além dos ciclistas poderem andar nas ruas desde que cumpram com o código, há as pistas própriamente ditas e as zonas designadas para ciclistas. Em tudo o que é reservado para ciclistas, é ao mesmo tempo proíbido a pranchistas, patinadores, peões, cadeiras para pessoas fisicamente diminuídas, etc. Por sua vez a polícia faz controles em dias e locais determinados mas desde que não haja problemas, fecha os olhos nos restantes dias. Como ciclista conviver tanto com os casos acima nomeados, como com as pessoas que fazem todo o tipo manutenção, mesmo que vão com carrinhos com o bébé à frente, até os gosto de ver nas pistas pois vão mais seguros desde que vão sempre encostados à sua mão. Ao fim de todos estes anos, só uma vez e já este ano, vi uma pessoa que era um perigo para ela, outros utilizadores e pior ainda, para o seu bébé. Dessa vez a polícia actuou. É por este e outros casos que eu digo que Montreal tem uma polícia muito cerebral.
Tráfego
Deficiente físico utilizando zona designada para ciclistas.
Terceira idade vai aos seus afazeres de patins, luvas, joelheiras e provávelmente cotoveleiras pois a camisola vai bem cheia nessa zona. Não vamos esquecer o saco que por estes lados é muito usado. Até o ex-ministro federal e professor Dion ia para a Assembleia deste país com um saco tipo chouriço, com um fio que enrola nos buracos da boca em cima quando vai ao ombro e vai direito a uma presilha do lado de baixo, como eu usei há cinquenta e dois anos.
Montreal é uma cidade quase plana quando percorrida de este-oeste. Mas de sul a norte e vice-versa, apresenta as suas subidas com uma inclinação respeitável. Isto não incluindo a zona de montanha em pleno meio da cidade, pois nessas ruas é uma alegria descer...
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