quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Curling

O curling é um desporto praticado com calhaus* de granito polido, talhados e com formas estéticas reconhecidas internacionalmente para que deslizem sobre o gêlo. Este desporto é hoje praticado ao longo de um elegante rectângulo de gêlo e a finalidade é colocar um dos *calhaus no centro de um alvo aí desenhado, o que exige uma precisão excepcional. À parte um outro alvo muito praticado à horizontal, este é sem dúvida o que melhor define a horizontalidade técnica de um alvo.
Tem a particularidade de após o lançamento do *calhau de vinte kilos, os colegas da equipa do lançador irem **varrendo o gêlo de acordo com certas técnicas como a fricção, o pêso exercido pelo corpo, a intensidade e a amplitude do movimento, para que o gêlo aqueça e o *calhau possa deslizar melhor.
Os atletas são responsáveis pela altitude a que colocam a cabeça do gêlo, para que com a fuga da vassoura da sua posição vertical ao executar uma amplitude maior do que a habitual, não partam algum dente derivado ao impacto dos queixos no gêlo como aconteceu com a reconhecida atleta que vamos apresentar.
Sabe-se que o curling foi inventado de certeza na Escócia no século dezasseis ou dezassete.
A sua paternidade está no entanto um pouco desacreditada pois consta-se que já nesse tempo, os camponeses holandeses há muito se dedicavam a este desporto. Como se trata de um assunto internacional foi recentemente entregue a resolução do mistério à troika MI5, FBI e FSB, só que há anos que não encontram o lugar exacto para poderem iniciar as investigações.

*calhau é um sinónimo de "pedra".
** varrer é um sinónimo de "limpar" com a intenção específica de fazer deslizar o *calhau.

Lições práticas.
Concentração da lançadora.

Lançamento.
Se bem que os olímpicos costumem lançar com uma vassoura debaixo do braço na vez de se apoiarem nela por falta de experiência, fica aqui demonstrado que os atletas mais experimentados são capazes de lançar até mesmo com uma bengalinha.
Expectativa.

A satisfação do "dever" cumprido.

Fotos não autorizadas que foram gentilmente cedidas por paparazzis.

Mesmo treinando intensivamente este desporto uma vez por ano como num dia próximo que já lá vai há muito tempo, temos fortes esperanças que se tratando de uma atleta muito nova e promissora, consiga dentro de pouco tempo fazer parte da equipa olímpica de um país quente.

Sem comentários: