segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Geada

Deu apagão.
Caíu ontem em Montreal um centímetro e meio de gêlo, a que habitualmente chamamos geada. Tudo o que foi envolto por este tipo gêlo como ramos de árvores, fios elétricos, etc, passou a pesar muito mais. Este peso acompanhado de rajadas de vento de 60 kms, orignou que faltasse a luz em muitos locais da cidade. As lâmpadas nocturnas de segurança de côr amarelada do exterior das casas projectadas na neve com gêlo, mostram-nos na fotografia que os vizinhos de trás tinham luz.
Assim, voltamos ao antigamente pelo que se passou uma noite amena aonde se comeu uma sopinha aquecida num recepiente de barro sobre uma vela e se continuou a festejar como nos últimos dias, para depois jogar-mos damas, dominó, quatro em linha, etc.
As pessoas estão absolutamente actualizadas com as técnicas de hoje mas gostam muito de manter o passado e neste caso o candeeiro a parafina deu todo um outro ambiente à mesa.

Neste momento já pensavamos pôr pequenos produtos alimentares do frigorífico entre as janelas duplas e os maiores iriam para a varanda coberta de neve e gêlo dentro de panelas bem fechadas, pois o esquilo gosta muito de visitar os amigos.
Fui até ao carro para fazer a neve e qual não foi o meu espanto de encontrar um vizinho que pensando na minha velhice, como disse, tinha-me limpo o carro todo. Isto aqui é muito difícil de encontrar.
Como chegou a luz, vim para o computador expôr estes raros momentos.

Sem comentários: