segunda-feira, 30 de julho de 2018

Saint Patrick

A festa de Saint-Patric era no seu início uma festa religiosa, pois era o dia da conversão da sociedade politeísta derivado à explicação do conceito da Santíssima Trindade feita pelo próprio Saint-Patric.
Com o tempo foi-se tornando numa festa civil que é festejada nas diferentes diásporas, sendo as principais as dos Estados Unidos e Canada originadas pela emigração no tempo da grande fome.
Assim todos os anos se festeja com grande pompa as festas deste padroeiro dos Irlandeses. Têm o seu grande dia com a passagem do cortejo em plena baixa de Montreal, que é composto habitualmente de mais de três mil figuras nas quais a presença de altas individualidades como Primeiro Ministro do Canada, outros ministros e o Presidente da Cãmara que percorrem o percurso a pé.

Relembrando anos anteriores.

A abrir o cortejo este garboso cavalo. Que maravilha.
Bandas não faltam.
Nas celebrações é muito utilizado a côr verde assim como o trevo, que se tornou símbolo do nacionalismo durante a rebelião irlandesa.
Encontro inesperado.
Alegria sempre presente.
Bons velhos tempos.
Um dos orgulhos desta gente.
Transporte familiar doutros tempos.
O riverdance, sapateado irlandês que encanta todo o mundo, não pode faltar nestas festas.
E como não podia deixar de ser...
A caça ao tesouro das meninas. Os escoceses quando trajam de saia chamada "Kilt", não usam mais nada da cinta para baixo a não ser as meias e os sapatos.

Sem comentários: