sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ruelas de Montreal

As ruelas de Montreal são plenas de estórias. Incialmente são pequenas ruas estreitas no lado de trás das casas aonde por baixo passam os esgotos e que foram aproveitadas de acordo com as necessidades locais. Só raríssimas permitem a passagem de um camião e essas quase sempre ficam no lado de trás de edifícios comerciais. As outras mais estreitas destinam-se a garagens, jardins traseiros, para dependurar roupas mas principalmente são utilizadas como lugar seguro aonde as crianças podem brincar. Para isso a existência de muitas ondas no pavimento para diminuírem a velocidade dos veículos.
Estas ruelas são muito utilizadas por ciclistas que desejam se deslocar de forma segura evitando as ruas e que não tenham pressa, aproveitando por vezes zonas de verdura maravilhosas.

Em baixo podemos ver uma das poucas ruelas situadas no lado de tás de uma zona comercial e portanto servindo para carga e descarga.
As pessoas aproveitam ao máximo os espaços disponíveis e não é raro ver no verão roupa a enxugar.
Vi esta ruela com pavimento em cimento ao lado desta casa e logo me pareceu ser uma ruela diferente.
Resolvi ir ver e dei-me com uma ruela práticamente dedicada a crianças pelo desenhos e jogos que se vêm no pavimento. Derivado ao fim a que se destina, acharam por bem chamar-lhe "Ruelle verte".
Vista do lado oposto.
Pouco extensa chegamos a um entroncamento de duas ruelas com finalidades idênticas, se bem que esta última mais comprida e já com mais verdura.
Também existem outras ruelas cujos vizinhos decidiram utilizarem-nas dentro da ideia da defesa do meio ambiente e por isso apresentam uma verdura que nos descansa a vista e transmitem frescura nos dias quentes de verão. Por vezes até lá há umas quatro cadeiras e mesa a convidarem uma cerveja fresquinha acompanhada de marisco, que por estes lados há bom e a preços muito aceitáveis.
Por vezes procuram-nos apaparicar com passagens como esta aonde se nota os elementos principais como a verdura, a pedra, a madeira e o ferro. Noutros locais chega mesmo a haver água.

Sem comentários: