domingo, 2 de setembro de 2018

Vamos dar uma volta

com limpeza e higiéne.



Os turistas que visitam Montreal são surpreendidos pelas diferentes arquitecturas que vão vendo por onde passam, pelos diferentes tipos de jardins muito especialmente os privados e pela limpeza das ruas que estão a cargo da cãmara.
Dá-me a aperceber que se a grande maioria do pavimento é asfaltado, já os passeios de serviço normal são em grandes quadrados de cimento evitanto as penetrações das águas e o desgaste das juntas
e os outros aonde há as mais diferentes actividades como exposições, festivais, etc, são quase sempre em folha de pedra de certas dimensões e peso suficiente para que os jactos de água e as escovas das máquinas não os arranquem.
De notar que estando esta cidade sujeita a um clima difícil pois chega aos menos vinte graus no inverno e ronda os quarenta no verão, todo o sistema de limpeza tem de ser adaptado às diferentes situações pois o inverno deixa imenso pó derivado ao sal e produtos abrasivos que ficam depositados na neve. Nessa altura utilizam camiões cisternas com fortes jactos de água junto ao asfalto para lançar o lixo lateralmente contra o passeio
e depois passam as máquinas com escovas para terminarem a limpeza.
No caso da baixa, durante o dia ainda utilizam pessoas em certos passeios mais movimentados a fazerem o trabalho manualmente.
Por outro lado aonde há menos movimento, o uso de máquinas é muito mais rápido, prático e eficiente.
Podendo ser utilizado nas pistas, nos passeios ou nas ruelas.
No fim dos festivais, há que proceder à limpeza das ruas.
E depois proceder à abertura das mesmas ao tráfego.
Por seu lado, nas zonas residenciais as pessoas também contribuem com a apanha das folhas que caiem nos seus jardins no dia a dia muito especialmente no outono. Deixados em sacos de papel reciclável em frente dos passeios das respectivas casas dão depois um excelente adubo.
Em dias pré-estabelecidos passam os carros da cãmara muitas vezes com trabalho feminino na carga e descarga pois a descriminação do sexo não entra em conta para efectuarem qualquer tipo de trabalho.
Não é o espaço mais bonito mas é uma grande área e está limpinha para se ficar com uma boa ideia.
Pelo que me é dado observar a utilização desta maquinaria foi sendo feita de acordo com as necessidades e sem dar origem a perca de postos de trabalho, pois o pessoal foi sendo reciclado porque hoje práticamente todas as pessoas têm carta de condução facilitando-lhes a adaptação e muito provávelmente oferecendo-lhes de mão beijada um aumento de salário. Para os que hoje são admitidos directamente aos mais diversos postos, ainda melhor. Não esqueçamos a existência não mostrada nesta postagem de triciclos com motores eléctricos que se destinam à limpeza e manutenção de certas zonas mais restritas.

Sem comentários: