terça-feira, 27 de abril de 2010

Agricultura para a terceira idade.

Em pleno meio da cidade há umas quintazinhas chamadas "Jardins communautaires" para pessoas da terceira idade estarem ocupadas de forma agradável e assim passarem o seu tempo fazendo um pouco de manutenção física, pois é essencial nesta época da vida. O implemento desta obra deve-se ao antigo presidente da cãmara de Montreal, Pierre Bourque, que tem ao seu activo o desenvolvimento do actual jardim botânico desta cidade assim como de jardins na própria China, terra aonde fazer jardinagem é uma arte. As pessoas idosas vão até à sua quintinha aonde podem semear todos os legumes menos batatas. Podem também pôr flôres que muitos aproveitam para delinear os seus canteiros. Autêntitcos locais de lazer no meio da cidade, têm também mesas, cadeiras e bancos para descansarem assim como para conversarem, jogarem, etc. Estão apoiados com enchadas, pás, água, regador, cabaninha para escritório, arrumos e outras necessidades. Enfim, destraiem-se, fazem bem à saúde e ainda levam umas alegrias para casa. Quem é que não gosta de vêr o fruto da semente que lançou à terra, mesmo que seja uma quantidade mínima? Ficando no meio de edifícios dos mais variados tipos, é de notar como a população apoia esta excelente iniciativa.

Como está na época da limpeza e do começo do cultivo, aqui ficam umas primeiras fotografias de dois jardins em locais diferentes.

Tipo de jardim em plena baixa.



É só escolher. Ainda há espaços.


Montreal não é só a cidade aonde os edifícios, altos e baixos, antigos e novos, aonde diferentes arquitecturas ao longo dos séculos convivem lado a lado fazendo lembrar a cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo, que conheci. É muito mais do que isso, são os pequenos nadas que dão uma qualidade de vida diferente, que permitem às pessoas de conviverem prazívelmente nos seus tempos livres.

Jardim localizado no meio da cidade mas fora da baixa e um pouco mais atrazado no amanho das terras:






Sem comentários: