sábado, 8 de maio de 2010

Bixi

Bixi, nome composto das letras bi e ci das palavras bicicleta e taxi. Com as suas cinco mil bicicletas para alugar vinte quatro horas por dia pertencentes à cãmara, distribuídas por quatrocentas estações dispersas pela cidade, é hoje parte integrante do ambiente de Montreal. O utilizador pode possuir o equivalente a um passe anual, mensal, ou bastando uma carte de crédito que funciona práticamente como nas diferentes máquinas bancárias. Estas estações de bicicleta encontram-se um pouco por todo o lado mas principalmente em frente de grandes companhias, colégios e universidades, não esquecendo todas as saídas e entradas do metro. Se a maioria dos utilizadores se servem da bicicleta para a sua manutenção física, os restantes usam-na na deslocação para o trabalho e estudos. Assim, de vez em quando vai-se vendo um ciclista de fato e gravata a caminho do serviço, mala de mão ou computador na cesta à frente do guiador.

Estação para bicicletas mesmo ao lado de uma banda para ciclistas.


Bicicleta bixi.


Marketing.



Estando este sistema conectado por internete, é possível saber a todo o momento o número de bicicletas, lugares disponíveis e aonde fica estação de bicicletas desejada.

Se técnicamente nos dois primeiros anos o aluguer não paga as despesas directas à cãmara de Montreal, não haja dúvida que a utilização da bicicleta, patins, pranchas de rodas, levam a uma diminuição importante da utilização do sistema de saúde e todos os custo que lhe são ligados, principalmente hospitais segundo os especialistas pois é um excelente meio de manutenção física. Por outro lado, origina uma diminuição importante da importanção de combustíveis, de veículos motorizados e seus sobresselentes de todos os tipos. Também diminui a detrioração dos pavimentos das ruas. A isto tudo, pode-se juntar uma diminuição de passageiros nos transportes públicos dando assim lugar a outros e uma diminuição real da poluição nas suas mais diversas aparências como, gazes, poeiras, barulhos dos motores, travões a chiarem, carros a apitarem, etc. Sobre a utilização dos meios ao dispor das pessoas, voltarei brevemente com outro artigo pois vejo nesta forma imensos lucros de toda a ordem, especialmente na nossa saúde.

Tudo leva a crer que Lisboa vai seguir este caminho pois vi na internete uma referência ao ciclismo e outra respeitante ao sistema de exploração do aluguer da bicletas. Se bem que nem todos estejam de acordo com o método pois parece que a forma de exploração ainda não está decidida, o resto é só uma questão de tempo. Faço votos que seja para breve.

Para mais informações ver as páginas web:

http://www.cm-lisboa.pt/?idc=415&idi=52242

http://www.esquerda.net/content/view/9755/67/

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