sábado, 29 de maio de 2010

Montreal está na rua.

Decorre neste momento em Montreal o Festival Sul Americano. Assim a principal rua da baixa, a Ste-Catherine, está fechada ao trânsito numa certa zona desde quinta-feira passada, até segunda-feira próxima. Esta cidade tem obras grandiosas como todas as grandes cidades europeias e americanas, do que nem tenho exposto. Nas horas de trabalho, as pessoas têm que dar o melhor de si mesmo. Ganhar qualquer coisinha mais, é uma grande ambição e a luta não perdoa. É uma autêntica floresta aonde encontrar o caminho mesmo distante do fim, com tudo o que isso implica, é uma grande vitória. As pessoas são imensamente responsabilizadas pois nos que têm horários fixos, um minuto depois da hora, já não é a hora; o que será no resto. Faz-me lembrar os tempos antigos do meu País. Para estes lados, destaco a forma como conduzem os pequenas nadas, pois é isso que dá o bem estar à maioria da população. Se esse bem estar trouxer saúde, cultura, alegria, a pessoa sente-se apoiada e a qualidade de vida mesmo para os mais desprotegidos, é um bem extraordinário. São pequenos nadas que todos os países podiam fazer, evitavam de gastar dinheiro com decisões muito simples e ainda teriam lucros. Se em todo o lado se interessassem com a população no seu todo e em todos os vectores, seria tudo muito diferente por esse mundo fora. É o momento não só dos festivais públicos como das diferentes festas de bairros muito anunciadas, visitadas por muita gente. Ainda há três ou quatro anos numa dessas festas, estavam lá três ministros a dançarem no meio daquela alegria toda muito despreocupados, sem que alguém tivesse notado. Calharam ir todos para o mesmo lado e acabaram por se encontrar. Não tiveram que fugir, as pessoas respeitaram-nos e continuaram a dançar.

O som altíssimo mesmo ao pé mim, uma vez que queria fazer fotografias, nem me permitiu saber que tipos de grupos eram, mas gostei de os ver dançar.









Dois estilos de bicicletas para fins diferentes que também lá estavam.



Este ciclista faz quadros especiais para bicicletas. Assim, uma pessoa pode andar com uma bicicleta a seu gosto. Link: WWW.LMNOCYCLES.COM

Sem comentários: