terça-feira, 8 de junho de 2010

Jardins privados

Uma recordação. As túlipas, agora só para o próximo ano.




As fachadas cobertas de trepadeiras também fazem parte da decoração. Autênticos jardins verticais.



Jardim de um prédio de apartamentos a alugar. É visível a continuação da rua coberta de árvores, que permitem a passagem de todo o tipo de tráfego e que no verão dão uma sombra esplêndida.


Outra rua plena de sombra. Os jardins chegam aos passeios.


A maior parte dos jardins privados são mantidos por paisagísticos ou pelos proprietários. De notar que por estes lados, as mulheres gostam muito de jardinar no seu próprio terreno. Muitas vezes é excelente para também conversarem um pouco. Passam de um jardim para o outro com facilidade pois muitos poucos jardins são delimitados.



Um dos vários cantinhos em que os jardins me fazem cair no meu passado. Os arbustos a delimitarem os jardins, lembra-me muito o bairro aonde cresci da minha Coimbra, que também é de todos que lhe chamarem sua.




Habituado a ver as cidades de cimento com poucos jardins privados e aonde os há, estão em grande parte delimitados por muros; os jardins de Montreal e do Quebec com a suas verduras e diversas côres de flôres, foi uma agradável surpresa.

5 comentários:

quito disse...

Hoje, pela primeira vez, vi o blogue, caro Torreira da Silva. É muito agradável. Gostei de ver. Tudo me parece muito organizado no Canadá. Vou ficar de olho. Tens freguês garantido.
Abraço campesino ..
Quito

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Olá,

Contente de Te ver por estes lados. Quanto à organização, é uma realidade. Também há o outro lado como em todo o mundo, talvez de uma maneira diferente mas... para quê falar em tristezas. O positivismo dá melhor viver.
Um abraço do St-Laurent.
Chico

cota13 disse...

Tem Pinta Companheiro.
Um Abraço.
Tonito.

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Tonito

Benvindo por estas paragens.
As minhas desculpas no atraso da publicação do comentário mas nem sempre estou em casa.
Um abraço,

Chico

Titá disse...

Jardinar é um exercício óptimo para o espírito. E para quem tem boas costas... Nós por aqui que até temos um clima bom nem sempre o aproveitamos. Também é verdade que por vezes as Autarquias se esforçam para embelezar mas até as plantas desaparecem dos jardins. É a falta de civismo no seu melhor...

Titá