domingo, 20 de junho de 2010

Vendas de garagem

Ontem de manhã resolvi dar uma volta e reparei com as chamadas vendas de garagem. As pessoas têm muito o hábito de fazerem vendas de garagem dos artigos que têm em casa e que estão em boas condições mas que por um motivo qualquer, já não lhes interessa. Assim, põem o que têm para vender dentro de terrenos privados no sábado, colocam um ou mais anúncios bem visíveis e passam um dia ou dois distraídos na conversa com quem passa. A distração começa durante toda a semana que antecede a venda, pois lá vão deixando espalhados vários anúncios em papel escritos à mão em vários postes de eléctricidade, na zona aonde vivem. É muito giro. Oficialmente o dia de vendas é só sábado mas alguns aproveitam também o domingo para passar o tempo de forma diferente. Os preços são uma admiração para quem não esteja habituado, pois os artigos são quase dados na grande maioria dos casos.
Há um fiscal camarário para este tipo de comércio livre, que só actua no caso de estarem à venda cadeiras de crianças para carros. Inspeciona-as pois a "nova" lei está há poucos anos em vigor e por vezes as pessoas, põe as cadeiras à venda que foram ficando dentro de casa ou da garagem. Se não estiverem de acordo com a lei, as cadeiras são confiscadas.

Quer seja dependurado numa àrvore, num poste que esteja nos passeios ou mesmo na bagageira do carro, quem passa fica a saber que há uma venda de garagem.









Mesa em palhinha com estrutura em ferro forjado, CAN$ 5.oo (€3.94). Isto é que é um exagero! Umas calças tipicamente inglesas.









Nem sempre é assim mas as fotografias acima, representam uma amostra de quatro vendas de garagem a pouco espaço uma das outras.

4 comentários:

Titá disse...

Acho mesmo uma boa ideia. Tanta coisa que vamos juntando em nossa casa que não utilizamos durante anos e que podiam ter utilidade para outras pessoas. Por acaso conheço uma pessoa que fez uma coisa destas quando mudou de casa, embora não propriamente no jardim (que não tinha). E pelo que sei até foi um êxito. Mas neste País não me parece que tivesse muitos seguidores. Talvez com o tempo as cabeças se modifiquem.

Titá

Alfredo Moreirinhas disse...

É pena em Portugal não haver esse hábito. Eu seria dos maiores participantes para vender!...

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Titá,
Isto está dentro dos hábitos desta gente.
Quando não vendem, fazem outra venda mais tarde.
Assim passam uns fins de semana diferentes.
Chico

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Moreirinhas,

Bem vindo por estes lados. É só começar, os bons momentos vêm depois.

Chico