sexta-feira, 9 de julho de 2010

Depois da tempestade, outra tempestade.

Estava previsto ser hoje o último dia de canícula. Assim previram tempestade para a noite passada mas quiz o tempo que as previsões fôssem retardadas pelo que o dito temporal fez-nos uma visitinha esta tarde.
Só que ainda antes dele começamos a ter a informação de possíveis quarenta e três mortes derivado ao calor, a maior parte das quais em pessoas acamadas em casa. Aproveitaram para informarem que é possível mais mortes de pessoas que tenham já problemas de calor.
Os bombeiros que com todo o calor tiveram que atacar incêndios, viram alguns colegas a utilizarem os serviços hospitalares. Além disso têm continuado assim como os polícias e cadetes da polícia, a visitar zonas da cidade consideradas a risco, especialmente pessoas na terceira idade.
Quanto ao temporal que se fez sentir ao meio da tarde, em muito pouco tempo caíram acima de cinquenta milímetros, só em Montreal. Neste momento há alerta de três horas para outras regiões que envolvem esta cidade. Por aqui continuamos sujeitos a novos temporais, se bem que mais fracos.
Árvores desenraízadas, carros destruídos, sessenta e oito mil pessoas sem eletricidade, ruas, lojas e caves inundadas, assim como duas passagem debaixo de viadutos plenas de água com alguns carros como recheio. Neste momento há problemas numa ou noutra auto estrada. Vê-se neste momento na televisão, o Presidente da cãmara a dar um apanhado aos médias dos acontecimentos e como espera fazer face aos problemas nas próximas horas. No fim há sempre uma estória para contar: em Salberry, um outro viaduto ficou com a passagem por baixo cheia de água. A polícia pôs os seus carros de um lado e outro a cortarem a passagem. Veio um automobilista, subiu acima do passeio e jardim ao lado dos carros da polícia, voltou à estrada e foi apanhar um banho de água fresca por baixo do viaduto. Com o carro debaixo de água, lá tiveram que o socorrer, algemaram-no e levaram-no para a esquadra pois o banho não deu para baixar o nível de álcool. Teve azar.

Sem comentários: