sábado, 17 de julho de 2010

Mardis Gras

Mardis Gras em Montreal, foi o nome atribuído ao desfile comemorativo do festival de Jazz de Montreal no dia de encerramento, seis deste mês. À noite, tiveram lugar os últimos espectáculos na cena Rio Tinto, sobre a rua Sainte-Catherine, com a presença de Allen Toussain, Trombone Shorty, tendo como convidados Soul Rebels Brass Band que voltou a actuar à meia noite na cena Astral, também sobre a mesma rua.
À tarde, fui até ao desfile que começou pelas sete horas da noite e francamente, diverti-me com o ambiente.


Vários carros alegóricos, muitas marionetes tanto nos carros como a pé, uma distribuição infindável de colares que até o chefe da polícia trazia um no pulso, shear leedars, bandas, grupos de dança, gigantes, animais, tudo com muito boa disposição.

Deixo um slide para repartir com todos os que lêm este blog, o que foram esses momentos de alegria.

No fim do desfile, rapaz novo, um quarto de século abaixo dos noventa, vim para casa.

Na foto abaixo, pode-se ver uma caravana da Cruz Vermelha do Canada. Estão sempre presente nos diversos acontecimentos. De notar o trabalho do seu pessoal, principalmente em caso de fogos. Apresentam-se sempre prontos a ajudar quer faça bom ou mau tempo, mesmo no inverno com as temperaturas baixíssimas. Ajudam a relocalizar os que ficaram sem abrigo e nos primeiros momentos, levam os desalojados para hoteis. São incansáveis.

Pode-se ver duas pessoas a fazerem manutenção física em plena rua, logo a trás da rulote, pois por cá a manutenção em meio citadino é habitual.

Sem comentários: