terça-feira, 24 de agosto de 2010

Festival Internacional "Noites de África"


Tive a oportunidade de ver um pequenino período deste festival que muito me agradou.
Quando entrei no recinto fiquei logo a saber que a idade de uma pessoa também conta, pois quando ia para abrir o saco de pôr ao ombro que não me abandona, os dois seguranças que estavam com uma cara muito séria a querer ver o que cada um levava, fizeram-me um gesto para passar acompanhado de um sorriso. Já no interior pude assistir à actuação de um grupo que era uma miscenização de pessoas naturais de África e pessoas do Quebec, que lá viveram. Foi muito atraente pois enquanto o grupo tocava, as pessoas dançavam ao som da música africana transmitindo-nos momentos de alegria inesperados.
Na minha volta pelas tendas aonde havia comerciantes trajados com roupas regionais, não só pude apreciar a mais variada alimentação daquele continente como os diversos artigos para venda aonde passei um bom bocado de tempo: desde roupas multi-cloridas, capulanas, missangas, estatuetas, tapetes, instrumentos musicais, quadros, cadeiras em madeira trabalhada, etc... até um produto de beleza que se fôsse noutros tempos, talvez lhe chamasse "banha da cobra".
Este festival muito concorrido, durante três dias teve uma forte representação de artistas africanos que aqui se deslocaram. Enquanto estive presente, assisti à representação de Rafael, um super energético cantor que só ele, encheu o palco.
Uma parte da tarde muito bem passada, pelo que deixo o meu testemunho desses momentos.
Numa das fotografias pode-se ver duas socorristas da Cruz Vermelha do Canada, sempre presentes nestes tipos de acontecimentos.


Sem comentários: