segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Festival ucraniâno

Teve lugar em Montreal durante o último fim de semana, o Festival Ucraniano. Se bem que muito bem organizado como me tinham informado, uma duração de três dias, é pena que ainda não tenham feito a propaganda necessária para ser reconhecido ao nível internacional.
Tendo por fundo um folclore muito vistoso, foi excelente de seguir pois além dos conjuntos presentes, também houve excelentes intérpretes da música e da canção. Anna Maria Band, um excelente conjunto da música e da canção com uma excelente voz, a da Anna Maria. Não pude deixar de trazer até este blogue o grupo Marunczak Dance Ensemble que nos presenteou com duas joínhas de tenra idade a cantarem, seguidas das danças do próprio grupo. Muito agradáveis de seguir não só pelos seus trajes regionais, como pela mudança de ritmos que nos foram oferecendo ao longo de toda a representação. Foi pena na altura não ter a máquina disponível para fazer uma fotografia à actuação do tocador de xilofone, a quem os anos sobre as costas deram muita experiência, o que lhe permitiu oferecer momentos extraordinários, cheios de vitalidade. Terminei a minha estadia no recinto destas festas com a atuação da vocalista ucraniana I.Zinkovska sediada em Montreal, pessoa dotada de uma extraorndinária voz que encheu todo o espaço. Se mais cantasse, mais tempo lá teria ficado. Sobre a parte artística muito mais teria para dizer mas para mim estas quatro notas, foram a parte mais saliente nestes festejos.
Não esqueço o número elevado de tendas comerciais de todos os estilos, sendo de salientar a corrida às que trouxeram até nós uma alimentação não muito longe da nossa mas diferente.

Deixo em fotografia uma ideia do que acabo de exprimir.

Anna Maria Band


Grupo Marunczak Dance Ensemble

Duas joínhas


O Grupo


I.Zinkovska

Para o ano, se puder lá estarei.

Sem comentários: