domingo, 17 de outubro de 2010

Religião

Assuntos atuais


No domingo passado, o Quebec passou a ter a primeira mulher padre, perante a indignação da casa das velharias em Roma. O Papa prometeu excomungar logo a éclesiastica mas ainda não o fez, pois os dois cardeais idos daqui devem-lhe ter dito que as mulheres destes lados são muito aguerridas e ele perderia mais uns milhões de adeptas e alguns milhares de adeptos.

Hoje estão em Roma uns milhares de jovens do nosso tempo que assistiram à canonização do "frade André". Por tudo o que tenho ouvido é sem dúvida merecedor de tal distinção uma vez que foi muito diferente de certos padres da sua congregação. Tendo começado com uma pequena capela na montanha aonde vivia, deixou uma obra física extraordinária que já não viu acabar e conhecida mundialmente como o Santuário do Oratório de São José do Mont-Royal. O dome da Basílica mede sessenta metros de altura. Foi um caso de dedicação a Deus e às pessoas. Ainda hoje são vivas pessoas que consideram milagres o que se passou com um dos pais, irmão, ou mesmo com elas quando eram pequenitas. Quando pessoas com um ente em fase final iam ter com Ele, por vezes forçados pelo doente que tinham em casa que se sentia perdido e pediam ao frei André para ir a sua casa, a resposta era: vai para casa que já está bem. Tantos casos que vi contados pelas próprias pessoas, me deixam admirado como só agora os homens da minha Igreja oficializaram um fato de há tantos anos. Vi uma pessoa a quem os médicos queriam cortar a perna depois de várias operações e que ficou com cicatrizes para sempre, o que levou o pai a ir ter com o Frei André pelo que recebeu a mesma resposta. Já com uma idade que não engana, ainda hoje vive com a perna e faz uma vida normal. Enfim, um dia grande em que um Homem extraordinário mesmo depois de ter partido fisicamente há anos, acaba de oferecer ao Quebec e aos católicos um dia há muito esperado.

Como uma pessoa se serve do que tem à disposição amiudadas vezes, por vezes acontece como hoje que nem uma fotografia minha do Santuário ou do Frei André encontro. Por isso aproveito a Wikipédia e outros da net para apresentar algumas fotografias.

Saint Frère André Bessette.


Na foto seguinte pode-se ver a primeira capela construída pelo então Frei André.


Santuário.
Entrada para a Basílica em cima e em baixo, a entrada para a Cripta.


Vista lateral muito antiga do Oratório, ficando-se com uma ideia da sua extensão. Maior que Fátima.

Altar-Mor da Cripta.

Altar a São José, ao lado da Cripta e por cima do túmulo do Santo André. Fica por baixo da Basílica.
Basílica - Altar Mor.



Fotos tiradas de:

Wikipédia

TREKEARTH

Sem comentários: