sexta-feira, 11 de março de 2011

Tempestade de neve

Sua vivência

Na continuação de mostrar através de vídeos escolhidos do You Tube como se vive em Montreal e em todo o Quebec durante ou após uma tempestade de neve, hoje publico um vídeo sofre a tempestade de neve em Sherbrooke em 2007. Tem este vídeo a finalidade de mostrar o motivo porque chamo desporto nacional fazer-se a pá à volta do carro para limpar a neve .
Neste caso é visível um parque de estacionamente com a entrada sem neve pois foi tirada por uma máquina. A pessoa paga para deixar o seu carro e depois quando chega tem que acabar por fazer a neve como se o tivesse deixado na rua durante a noite ou dias. Eu mesmo tive uma garagem alugada durante dois anos mas fiquei convencido que só a minha falta de experiência me levou a tal decisão. Nos dias normais, era uma situação cómoda mas com o tempo fui vendo que na prática era muito diferente. Quando chegavam os dias de neve, as companhias que o fazem a limpeza, têm muitas passagens em diferentes locais para limparem. Acontece que ao andarem de um lado para outro com um tráfego difícil, um grande número de vezes chegam atrazadas. Ora, acontecia que muitas vezes era eu a ter que tirar o carro para a rua conforme podia, fazendo a neve com a pá. Além disso, aonde chegava estacionava o carro e quando voltava depois das horas de trabalho, lá tinha que voltar a limpar a neve de forma a poder partir. Se não se estiver a trabalhar, os diferentes sítios aonde se chega mesmo que seja por pouco tempo, mesmo que não se tenha que fazer a neve ao lado do carro, tem que se limpá-lo por cima e vidros como vimos no video de ontem. Por isso a maioria das pessoas deixam o carro na rua.



Há tempos apareceu um tipo de cobertura amovível que se põe só de inverno e que se tem feito notar mais nos últimos anos, prática mas que por enquanto serve só para as garagens que dão directamente para a rua, como se pode ver abaixo. Tem que se fazer a neve nos 50cms livres que a lei obriga a deixar até ao passeio mas não haja dúvidas que é muito mais prático.


São práticas no que respeita ao carro mas quando vem uma tempestade ,tem de se tirar a neve que fica por cima do telhado antes que este se abata sobre o carro, o que por vezes derivado ao gêlo e peso da mesma tem os seus riscos.

Toda esta actividade com a neve parace muito desagradável para quem não está habituado mas para aqueles que ao fim de anos a praticam no dia a dia durante o inverno, a sua falta seria sentida de forma significativa. É bonito chegar-se às janelas ou à rua e ver-se a neve enquanto um fresquinho saudável nos acaricia a cara.

Sem comentários: