quarta-feira, 4 de maio de 2011

Eleições

Quando os cidadãos dizem que a democracia é a vontade das populações.

O Canada viu-se contra a vontade popular mergulhado em eleições federais cujo o voto teve lugar na segunda-feira passada.

O Parlamento Candiano tem sido composto históricamente por dois partidos: o PLC, partido Liberal e o PCC, partido Conservador. A partir de uma certa altura apareceu o NPD, Novo Partido Democrático, muito virado para a realidade da vida das pessoas mas só uma vez conseguiu perto de sessenta lugares, pois quase sempre anda pela dezena. Há cerca de vinte anos formou-se o Bloco do Quebec mais conhecido por "BQ", braço direito do partido independentista da provincia do Quebec .

Sendo o partigo Conservador no poder minoritário, o PLC do Canada tomou a decisão de contra todas as sondagens fazer cair o governo, sendo apoiado imediatamente pelo Boco do Quebec que arrastaram o NPD.

Logo durante a campanha se notava uma certa revolta das populações pois que os últimos três mandatos em nada mudaram a situação, saindo sempre vencedor o PCC numa situação minoritária. Para mais começaram a aparecer muitos cartazes destruídos e a notar-se uma subida do NPD nas sondagens, o que ninguém dava muito realce ao princípio pois já há anos se diz que é um partido com base na juventude e a juventude dos dezoito aos vinte e cinco anos, não tem o hábito de votar.

Nas duas últimas semanas do período eleitoral a onda laranja, côr do NPD, começou-se a fazer sentir e hoje temos no poder em situação maioritária o Partido Conservador com cento e sessenta e três lugares, seguido do NPD com cento e três lugares que levam muita juventude para o parlamento deste país.

Um duro castigo para o Partido Liberal do Canada que ficou só com trinta e quatro lugares, assim como para o Bloco do Quebec que foi varrido e só conseguiu eleger quatro deputados, pelo que fica sem as regalias a que têm direito os partidos políticos. O BQ deve ter sofrido por ter unido a sua voz à decisão do partido independentista do Quebec que disse semanas antes que estavam no caminho para a independência, situação que nem todos os naturais do Quebec desejam. Para mais, nenhum dos chefes destes dois últimos partidos foi eleito. Pela primeira vez os verdes conseguiram um lugar.

Por sua vez o NPD veio trazer uma lufada de ar fresco e esperemos que de ideias novas, pois o Parlamente do Canada vai passar a ter também deputados oriundos dos bancos das universidades dos quais alguns com vinte anos e mesmo um com dezanove, quase todos jovens estudantes em ciências políticas.

A população nestas terras é condescendente e por isso vão deixá-los adaptarem-se como dizem mas nos últimos três anos de mandato não lhes vão dar direito a erros. Depois deste período de adaptação em que vão ganhar experiência, se eles tiverem cumprido com a vontade popular, as próximas eleições tirarão todas as dúvidas.

Uma forma de estar na política diferente. Uma população que não aceita os erros dos políticos e procura novas formas para não viver com o que está habitualmente estabelecido.

Sem comentários: