domingo, 16 de outubro de 2011

Halloween

O halloween é uma data muito festejada no Canada que teve origem Irlandesa e depois se alastrou a vários países de Sua Magestade há alguns séculos. Hoje, a força do comércio leva a que seja festejada em muitos países, muito especialmente na Europa.
Inicialmente festejado na noite de trinta e um de Outubro para um de Novembro, o comércio deu origem a um período mais vasto e por isso já se começam a ver alguns enfeites nas casas e jardins, isto sem falar nas lojas que estão cheias de tudo o que é respeitante a esta data desde o princípio do mês de Outubro. Todos estes enfeites são com a finalidade de indicarem que na noite de Alloween têm bonbons, chocolate e outras prendas para as crianças que lhes batam à porta. De notar o envolvimento dos adultos nesta festa com a mais variada ornamentação, que muito raramente procuram que seja perfeita para condizer com o tipo de festividade.

Trata-se de uma festa essencialmente para crianças que cedo começam a vestirem-se de vampiros, espíritos, fadas,etc, de forma a meterem medo por quem passam. Os adultos aderem pois ficam sempre assustados quando passam por eles nos passeios, o que é a loucura da criançada.
Simples abóboras, com ou sem um fardo de palha a lembrar o local aonde as bruxas e os espíritos se escondem, são uma boa indicação para que as crianças lhes batam à porta à procura de goluseimas, quase sempre acompanhadas de dois adultos.

Depois da volta feita, vão para casa de um dos adultos fazer a distribuição altamente vigiada peça por peça a fim de evitar más intenções e só após este rito, as crianças podem começar a saborear as goluseimas.

De notar a quantidade de carros da polícia na rua nessa noite, que deixam admirado todo aquele que ainda não esteja habituado a este evento.

 Enfim, uma festa para a pequenada que lhes dá muita alegria e que se repercute nos adultos.

Sem comentários: