terça-feira, 22 de novembro de 2011

Occupy Montreal

No seguimento do meu artigo da passada quarta-feira, dei mais uma volta pelo acampamento citadino dos "indignados" pois certos acontecimentos têm aparecido.

Na semana passada os organizadores de "Occupy Montreal" tomaram a decisão de deixar uma folha de papel colada no exterior de cada tenda, a solicitar aos proprietários que nessa noite tirassem a referida folha. Caso assim não acontecesse, a tenda seria levantada uma vez que ninguém a habitava, o que sucedeu.

Entretanto na passada quinta-feira a cãmara apresentou-se nos locais com um mínimo de polícia que não foi necessária, bombeiros e pessoal com camiões para retirarem do local tudo que fôsse construção em madeira. Os "indignados" cooperaram plenamente, tendo ajudado tanto na desmontagem como no carregamento até aos camiões municipais.

Senhores de um certo dinamismo, os "indignados" não podendo ter nada para se aquecerem, logo que puderam começaram a montar tendas como a dos militares no norte desta província para suportarem as noites frias polares, que conseguiram muito baratas. Assim, contornando as ordens camarárias pois até são verdadeiras tendas, estão melhores preparados para passar o inverno.


Aconteceu mesmo que estando a feira do livro a correr neste momento em Montreal, houve escritores que se deslocaram ao local dando várias palestras. Este tipos de palestras e outros, têm decorrido todas as semanas respeitantes aos mais diversos assuntos relacionados com a causa defendida por as mais variadas pessoas: de intelectuais a alunos universitários.

De notar que alguns imigrantes quizeram deixar bem claro a sua integração na sociedade local.


Também houve quem pensando na utilização de bens duráveis preferia viver com a água das chuvas, só que ultimamente até a chuva está em crise.

Posteriormente o Presidente da Cãmara, Gérald Tremblay, septuagenário, disse numa entrevista televisiva ter assistido a vários movimentos populares que contribuíram para o bem deste planeta e por isso como esta causa é respeitante ao imenso foço existente entre ricos e pobres, desde que mantenham a segurança do local e a sua salubridade, a cãmara não enterviria.

Só que ontem aconteceu o inesperado. Os principais responsáveis do movimento "Occupy Montreal" deram uma entrevista televisiva para informar que eles abandonaram o acampamento e não se consideravam mais responsávei por ele. Tal foi originado pelo facto de um número elevado de tendas estarem ocupadas por itinerantes e drogados, tendo mesmo encontrado um absolutamente "gelado".

Se bem que o acampamento seja um símbolo, vão continuar a luta de outras formas.

Como acontece sempre nestes casos, outros assumiram logo a orientação do acampamento tendo feito de imediato uma nova limpeza no local, só que desta vez Gérald Tremblay já fez saber que era o momento para abandonarem a "Square Victoria".

Pelo momento o movimento já começa a fazer pensar certas classes económicas pois certos artista e desportistas bem na vida, assim como alguns capitalistas, já começam a falar que de facto não há razão para a diferença existente entre o que ganham e o que ganha o comum dos mortais. A Igreja também ficou tremida quando o Padre Raymond Gravel disse públicamente que acaba de perder uma boa oportunidade, pois devia estar a recolher pessoas nas noites frias.


Este "Sistema" não tem nada a ver com o "sistema" Napolitano, pois esse é a designação corrente da "camorra", mafia local.

Sem comentários: