sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Grafitismo

O grafitismo em Montreal é um dos vectores da pintura que se foi desenvolvendo graças a um impulso da cãmara e hoje é uma realidade. Há pessoas que gastam dinheiro para manterem as suas paredes actualizadas com grafitismo como neste caso pois se a alugassem, fariam dinheiro.

No caso abaixo pode-se ver a mesma parede com dois trabalhos diferentes de diferentes artistas, feitos em 2010 e 2011. Como dado comum, temos a fachada da casa que fica à direita da parede nas fotos. Tratando-se do Boulevard DeMaisonneuve Ouest, este local preveligiado é visto por milhares de automobilistas.
Como se trata de pintura directa sobre os azulejos, a tinta utilizada é própria para que não penetre nos mesmos.


Para uma melhor apreciação da pintura plena de assinaturas, deixo a seguir duas fotos respeitante à mesma parede acima mas devidida ao meio. De notar que já alguns vândalos escreveram aos suas assinaturas, o que não é hábito pois costumam respeitar as paredes pintadas.



As fotos expostas são de ângulos diferentes pois os carros estacionados e o estado do tempo na altura, nem sempre permite fazer a fotografia que queremos, tendo-se de se aproveitar as horas de menos movimento.

Neste terceiro caso em baixo na mesma parede, devido aos carros estacionados foi preciso fazer três fotos em dias diferentes, dispostas da esquerda para a direita.





Trata-se de uma pintura respeitante à vivência canadiana, norte americana, que nos leva desde o tempo da escravatura, dos índios e nos apresenta a agricultura com os seus célebres talhões rectilínios com uma das faces mais pequenas virada para o rio, com os seus silos, assim como bens duráveis. De notar à direita a assinatura do artista que muitas vezes se vê sem mais nada a preencher uma fachada completa.
Aqui deixo mais uma realidade de Montreal pois trata-se do mesmo propietário, com grafitismos diferentes ao longo do tempo.

Sem comentários: