quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Um pouco da História do Quebec

Este mural excelentemente localizado no meio da cidade, em pleno parque dos Companheiros do Saint-Laurent, fala-nos da história do Quebec desde a chegada dos europeus a estas terras, do comércio das peles com os índios, especialmente da pele de castor, até à época actual.


Mostra-nos a ocupação das terras, a evangelização dos índios, a grande paz assinada com os ídios em 1701 e que ficou na história como a "Paz dos Bravos".



Posteriormente vê-se a luta levada a cabo pelos patriotas da Nova França pela independência no que hoje é o Quebec e que ainda se mantém no coração de um certo número de naturais desta terra.
Pode-se ver também um acampamento índio com o fumo a saír pelo cone superior de uma tenda, sistema que nós europeus copiámos e ainda hoje utilizamos um pouco por toda a parte, para abrir ou fechar a saída da chaminé sem permitir que o fumo invada a habitação. Vê-se ainda uma referência às lutas dos trabalhadores.

No caso seguinte, além das referidas lutas dos trabalhadores temos a referência ao desenvolvimento industrial, económico e social, a igualdade de voto obtido pelas mulheres e termina com um dos orgulhos deste povo e que permitiu a imancipação da mulher assim como a queda de imensas barreiras da descriminação que existia: a Carta dos direitos e libertades individuais.
Hoje esta carta está desenvolvida com cartas paralelas respeitantes aos direitos das crianças, terceira idade, doentes e animais.

Não é preciso ir-se à escola, basta-nos passear na rua.

2 comentários:

DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Lindos!!!
Um abraço!

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Rafael,
Sem dúvida. Uma excelente mensagem.
Um abraço.
Chico