segunda-feira, 19 de março de 2012

Paredes de Montreal

O Boulevard Saint-Laurent, a Avenida principal de Montreal na direcão norte/sul e que divide esta cidade em est/oeste, por isso conhecida como "The Main", foi há tempos palco de várias pinturas do estilo grafitismo como se pode ver nas fotos a seguir.


Pinturas feitas por artistas de várias nacionalidades que pintaram paredes, portas, janelas e faixas elevadas que deram uma aparência diferente a uma avenida que nos habituou ao seu classicismo mas sempre aberta para as artes.


O grafitismo começou por ser o parente pobre da pintura mas foi evoluindo e ao longo de anos ganhou foros de arte. As suas linhas precisas, os seus contrastes de cores em áreas muito pequenas, as caras expressivas, mesmo que não hajam assinaturas que são muito usuais neste tipo de arte, o destrinçam de todo outro tipo de pintura.
Hoje, uns paineis melhores que outros, com finalidades muito diferentes, espalhados por todo o mundo, começou a pintura clássica a querer absorver o grafitismo dentro do seu campo e fácilmente se ouve chamar
de "grafitismo" a todo tipo de pintura mural.
No entanto, se houver facilidade de consultar documentos antigos, dizem os conhecedores que jamais no passado ao verem um mural o designavam de grafitismo.
Tive no entanto a possibilidade de consultar um dicionário antigo de português imprimido em Janeiro de 1978, o "Larousse de Poche" assim como o "Petit Larousse" de 1979 e 1987 respectivamente.
Jamais a descrição do grafitismo até aos anos noventa do século passado foi confundido com a habitual pintura mural, hoje tão utilizada. Não admira que nos mais diversos campos profissionais tenham inicialmente começado por não aceitar certas novidades, depois tem vindo a indecisão, a seguir a aceitação e mais tarde a introdução dentro dos seus campos, só que depois adaptam-nas aos seus parâmetros. A nível desportivo tal também acontece mas permitem-lhes de caminhar lado a lado e assim desenvolverem todas as suas potencialidades.
Jamais um grafitista ou seus admiradores irão chamar de grafitismo a certos quadros de van Gogh ou de Malangatana Valente.


Evolução do grafitismo noutro local da cidade. Neste caso específico a pintura é uma continuação das assinaturas bem visíveis.

Sem comentários: