terça-feira, 10 de abril de 2012

BIXI 2012

Começou no princípio deste mês a funcionar o sistema de aluguer de bicicletas, bixi. Com este sistema fabricado nesta cidade e muito espalhado pelas mais diferentes cidades deste planeta, as pessoas introduzem a carta no momento da partida e quando depositarem a bicicleta, é-lhes debitado o tempo de utilização. Podem mesmo comprar passes semanais, mensais ou anuais.
Sistema muito utilisado por quem faz normalmente pequenas deslocações no dia a dia. Hoje há companhias que oferecem este meio de transporte muito prático aos seus empregados pois no tráfego que há, o ciclista consegue despachar-se mais rápidamente e não precisa de procurar lugar para estacionar, como acontece com os automóveis. Assim, ver passar um engravatado de pasta com o computador no cesto da frente da bixi, não é nada do outro mundo.

Em baixo pode-se ver uma estação bixi junto ao mercado Jean Talon que foi práticamente assaltada pelos seus utilizadores e por isso só lá ficou uma bicicleta. Pela experiência, se tal continuar a acontecer, dentro de pouco tempo esta estação será duplicada ou triplicada.

Está previsto a implatação de quatrocentas e onze estações bixi com um total de cinco mil bicicletas, podendo os ciclista utilizar seiscentos kilómetros de pistas em Montreal.
No entanto a capacidade de kilómetros destinados ao uso de bicicletas com certa segurança vai aumentar rápidamente de forma até agora impensável, pois seguindo o que já acontece noutras cidades, os ciclistas vão poder utilizar as faixas destinadas a autocarros e táxis. Isto tudo, além de poderem utilizar as ruas e estradas de acordo com o código da estrada.

Sem comentários: