domingo, 1 de abril de 2012

Democracia a murro

Teve lugar ontem à noite no centro de congressos do hôtel Hampton Inn em Otawa, o tão esperado combate de boxe entre dois políticos federais, Justin Trudeau do partido Liberal e Patrick Brazeau do partido Conservador.
Este encontro não teria nada de especial se os dois contentores não se disputassem no dia a dia na Assembleia Nacional do Canada.

Foto e dados de La Presse.ca, de 31.03.2012

O que está de vermelho na foto, é o filho do célebre intelectual, advogado e professor, Pierre Elliott Trudeau, pessoa que deu a volta ao mundo atravessando a China em bicicleta. Mais tarde, como primeiro ministro, repatriou a constituição e assim obteve a independência do Canada. É ele que descriminalizou o aborto e a homoxessualidade, legalizou o divórcio e aboliu a pena de morte. Por isso o deputado Justin Trudeau está hoje para muitos canadianos como D. Sebastião para Portugal.
Patrick Brazeau em azul na foto, senador federal do partido conservador no poder, de origem índia, perdeu ontem este combate com fins de benificência na luta contra o cancro.
Muito concorrido com a sala cheia, socos a sério que empolgaram a assistência, pode-se dizer que foi um sucesso.
Seria lindo que por este mundo fora a Democracia fôsse vista com murros desta natureza, pois há palavras e gestos que doiem muito mais.
Como o que perdeu vai ter que usar durante uma semana a camisola do adversário com a cor do partido liberal em pleno edifício da Assembleia Nacional do Canada, vai ser uma risada. Ai o orgulho...

Sem comentários: