quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Multidão Iluminada

Esta maravilhosa obra de arte em Montreal de Raymond Mason, datada de 1985, em polyester estratificado com tratamento em plyuretanto, é composta de sessenta e cinco personagens dispostas a diversos níveis, que representam a degradação e extinção da nossa raça. Composta de personagens de todas as condições, raças e idades, tem a particularidade de à medida que se caminha para o lado de trás desta espectacular obra, a luz ir-se perdendo derivado à disposição das personagens que nos mostram a insegurança e desorganização própria da sociedade humana.

Uma vez que hoje imensas pessoas falam francês e inglês, início a apresentação desta obra com os dizeres da respectiva placa em metal existente no local.



Vista frontal 



Vista lateral direita, vendo-se bem os diferentes níveis horizontais. 



Vista de trás direita, notanto-se a perda de luz causada pela disposição das personagens e a degradação da sociedade.



Vista de trás esquerda. 



Vista lateral direita. Pode-se notar que estando as personagens vestidas de forma clássica, apresentam expressões e posições do que se passa no dia a dia a nossa sociedade. 


E assim se deu a volta a esta magnífica obra de arte.

7 comentários:

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Com este artigo desejo as boas vindas à Daisy Moreirinhas, que com o Alfredo Moreirinhas já andaram a fotagrafar por estes lados e tantos outros, regalando os nossos olhos com as suas fotografias no seu blogue "Travel With Us".
Um abraço.

DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Apreciei muito esta tua postagem!
É realmente uma obra de arte!
Um abraço.

Alfredo Moreirinhas disse...

É, de facto, uma escultura extraordinária! Quando visitámos Montreal não a vimos, ou porque ainda lá não estava ou porque desconhecíamos a sua existência, coisa que não acho muito provável!...
Talvez queira dizer que teremos de voltar ao Canadá!!!... Hehehehhe!

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Rafael,
Obrigado pela sua opinião mas sinceramente, este comentário deveria ter saído no seu blogue pois foi lá que chamei atenção a si e à nossa malta.
Um abraço
Chico

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Alfredo Moreirinhas,
Sinceramente que quando escrevi nos dois blogues, pensava que tinhas visto esta maravilha, pois até tenho tirado lá fotografias a turistas com as máquinas deles, para depois muito simpáticamente lhes mostrar que toda esta amabilidade é bem portuguesa.Fico à espera da teu artigo sobre esta terra.
A tua vinda até estes lados é sempre uma alegria mas não sei se no momento exacto podes contar comigo. Aqui a medicina é socializada e já tem acontecido informarem-me à dezasseis horas que tenho que estar em tal local, na manhã do dia seguinte. Se não estamos presentes, podem-nos chamar para o dia imediato ou para passado nove meses, ou mais... Não leves a mal mas não perderei a minha chance por nada deste mundo.
Como acabei de chegar à momentos e vou ter que saír novamente,
Um abraço.
Chico

celeste maria disse...

Agora vim dar a volta completa ao monumento escultural.
A fotografia frontal é acusadora da humanidade perante a multidão!
A iluminação deve ser um espanto vista no real!
Obrigada, Chico.

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Sem dúvidas, Celeste Maria.
As expressões falam por si.
É um trabalho extraordinário.
Um abraço.
Chido