domingo, 28 de abril de 2013

Mais multas, muito provávelmente

A SPVM, polícia da cãmara de Montreal, vai introduzir este ano oito patrulhas em bicicleta providas de um dispositivo de impressão electrónica de multas, semelhantes aos dos agentes de estacionamento. Esta notícia foi obtida no artigo "Le SPVM donnera plus de contraventions" de 13.04.24, página 3, saído no jornal vinte e quatro horas. Estes polícias a tempo inteiro serão reforçados por cento e trinta e três polícias a tempo parcial, como já vem sendo hábito e têm a finalidade de controlar os ciclistas e peões.


Pode-se ver na imagem acima que as multas custam CAN$41.00, €30.93, para os casos seguintes:

Passar o sinal vermelho
Rolar sobre uma via designada para peões
Falta de um reflector
Falta de luz nocturna
Mãos fora do guiador
Rolar sobre o passeio

Mostrando-nos que o ciclismo também tem os seus riscos, fica-se a saber que no ano passado houve cinco mortes. Se bem que para o número de ciclistas não seja um número elevado, uma morte é de mais.

Nos dois últimos anos a polícia passou seis mil oitocentos e nove multas cada ano e em dois mil e dez, passou quatro mil oitocentos e noventa e oito.

É certo que muitas vezes os ciclista e os peões cometem erros que em nada os metem em perigo ou a terceiros mas existe um número duro a que por vezes uma multa talvez os faça pensar e evitar um acidente.

De notar o equipamento para tempo quente desta mulher polícia, pessoa cujo o ordenado ronda um mestrado e depois de poucos anos fica no nível superior. É no entanto de tomar em conta que são pessoas que têm pelo menos a escola da polícia, o stress constante numa cidade destas e o risco de vida, que é real.

Sem comentários: