segunda-feira, 15 de abril de 2013

Um político canadiano

Justin Trudeau, foi ontem eleito presidente do Partido Liberal do Canada. Filho do ex-primeiro ministro, Pierre Elliot Trudeau, foi o seu pai que repatriou a constitução deste país em mil novecentos e oitenta e dois. Na prática foi a separação do Canada da Inglaterra e respectiva independência deste jovem país. Vivendo desde pequeno em Montreal, é já como adolescente que passa muito tempo na Colombia-Britânica, possuidor de vários cursos, seguiu as pisadas de seu pai e percorreu vários países da Europa, da Ásia e da África, destacando a China, Rússia, Saara, entre outros. Trabalhou como instrutor de snowboard na Colombia Britânica, gostava que o tratassem simplesmente por Justin. Aí desempenhou as funções de professor, responsável de um programa académico e trabalhou também numa estação de rádio, entre outras actividades. Logo no discurso que pronunciou no dia do enterro de seu pai em dois mil, aonde esteve presente um número elevado de diplomatas vindos de vários países, as pessoas compreenderam que um político estava em forja. É em dois mil e sete que Justin é eleito deputado numa circunscrição muito variada sócio-culturalmente e também muito pobre.
Foto: Macleans October 11, 2012

Casa-se com Sophie Grégoire que era modelo e animadora de televisão, com quem tem dois filhos.

Foto: Huff Post Art de Vivre de 15 avril 2013

Como deputado ganha um combate de boxe por KO, para o qual foi desafiado pelo senador Senador Patrick Brazeau em abril de dois mil doze e cujo os proventos foram para fins de beneficência.

Foto: La Presse.ca, de 31.03.2012

O troféu era cortar os cabelos ao adversário que perdesse mas Justin Trudeau cortou-lhe só umas pontinhas. O Senador não aceitou e foi a cabeleireira das comunas que lhe cortou o cabelo.

Foto: Jornal do Québec de 02.04.12

É verdade... este jovem aventureiro, desportista, professor, pugilista, manequim de moda para fins de beficência, aristocráta de quarenta e um anos e muito próximo das pessoas, foi eleito ontem presidente do Partido Liberal do Canada.

Foto: "The Canadian Press, Thursday, April 11, 2013 in Ottawa."

Tudo indica que venha a ser Primeiro Ministro deste país.

1 comentário:

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

No momento em que o PLC se procura, Justin Trudeau nesta corrida para a presidência conseguiu obter dos seus admiradores a bonita soma de um milhão e trezentos mil dólares, o que vai atestar os cofres do partido. Eleito com oitenta por cento dos votos, a sua vitória foi bem explícita.

Uma foto do jornal La Presse que costumo ler e me passou desta vez, mostra bem a família de Justin Trudeau.

De notar que a idade de quarenta e um anos de Justin Trudeau, em nada vem contrariar as idades que se vão vendo no Parlamento deste país: os deputados vão dos setenta e cinco anos até aos vinte e um anos, já eleitos há dois anos. Dá que pensar...