sexta-feira, 17 de maio de 2013

Começam os concertos nos telhados

Começam as reparações gerais, entre as quais as dos telhados.
Na grande maioria, trata-se de telhados de edifícios de habitação, escritórios, edifícios altos como os arranha-céus e outros, que são planos e suficientemente fortes para suportorarem o peso da neve no inverno. Hoje, em muitos sítios têm sido construídos ou alterados para poderem suportar jardins aonde plantam flôres, cultivam legumes, etc.
De notar que logo que chegam ao local de trabalho, todo o pessoal sabe o que há-de fazer, começando os seus afazeres de imediato pois não precisam de falar entre eles.
Nestas primeiras fotos, vê-se que montaram os locais de queda e escoamento da limpeza para os camiões de tudo o que estava no telhado ,


enquanto outros iam montando um autêntico corrimão em toda a volta do edifício para evitar quedas.

Entretanto foram chegando as fornalhas que mantêm o alcatrão líquido que enviam para o telhado.

Estes telhados são cobertos com pranchas de madeira como se pode ver atrás do camião da primeira foto. Sobre elas, aplicam autênticas carpetes de alcatrão que são desenroladas no local. Postereiormente com alcatrão líquido idêntico e altamente aquecido descrito acima, procedem à união das diferentes peças.
Na fotografia abaixo, pode-se ver que há um outro telhado a ser reparado na mesma rua.

Como o tempo é dinheiro e a produção não pode parar, os camiões e carros de apoio estacionam o mais perto possível, não havendo intervenção da polícia numa enorme maioria dos casos. O pessoal faz as horas de descanso exactas e fora isso, não param. A disciplina é total sem haver imposição. A distracção pode originar um acidente de trabalho. Raramente estão no mesmo local mais que cinco dias, para telhados maiores. É a disciplina que vai permitir uma alta produção e assim, excelentes salários.

Sem comentários: