segunda-feira, 3 de junho de 2013

Crises económicas

O Canada teve uma forte crise económica que começou em 1991 e teve o seu apogeu em 1993. Logo a seguir quando começou a recuperação, pensavamos que o mal tinha ficado para trás. 

É claro que durante essa época fecharam só em Montreal sete hospitais, cerca de quinhentas agências de bancos e outras tantas estações de abastecimento de gasolina. Hoje já muito raramente se nota à vista os efeitos desse época, se bem que as fotografias abaixo tenham sido tiradas em dois mil e dez, quase vinte anos depois, o que mostra bem a extensão do problema. Como não me lembro da sua localização, não posso confirmar se ainda existe mas se bem que raramente, ainda se vai encontrando situações idênticas. 

Quanto aos hospitais, começaram no ano passado a construção de dois grandes hospitais universitários que substituirão os dois existentes mas não se trata de aumento de hospitais. Trata-se sim, de um avanço no tipos de edifícios e seus apoios técnicos, assim como um aumento no número de camas. Montreal vai voltar a ter hospitais com material técnico do último grito e que permitirá uma pesquisa avançada, diferente do que se passa actualmente.

 Esta estação de gasolina que fechou, está devidamente circundada por blocos de betão armado e só ainda não tinha desparecido tudo porque fazia parte de uma garagem. Se não fôsse a garagem, muito provávelmente que já aí estaria um edifício de uma série de andares como noutros lados. 

Sem comentários: