segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Desaparecer na natureza

O Yémen, outrora composto por uma fauna diversificada e uma flora luxuriante, é hoje pleno de grandes planícies áridas aonde ainda subsistem alguns grupos de árvores ao longo dos rios. Da fauna, uma grande parte dos mamíferos selvagens despareceram derivado à caça, ficando apenas os animais domésticos como cães, gatos, cabras, burros, bois, camêlos e dromedários. Possui também uma variedade de serpentes mas o animal próprio dessa região, é o camaleão que também esteve exposto nas Mosaïcultures 2013. Excessivamente calmo, fica no entanto altamente nervoso quando vê outro animal da sua raça. Muda para côres vivas, enche os flancos, abre a bôca até às goelas e deita sons fortes até que um dos dois decida de partir.
Tem a particularidade de os seus olhos girarem até práticamente cento e oitenta graus, e cada um poder olhar em direções diferentes. Quando localiza uma presa, os olhos concentram-se sobre o alvo.
A sua língua que se pode extender muito rápidamente chegando a atingir uma vez e meia o comprimento do corpo, tem a caracteristica de ser muito colante para apanhar os insectos de que se alimenta.
As suas mudanças de côres fazem dele um animal muito apreciado. .


Photo Lucinda/Telemóvel

Sem comentários: