quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Democracia

Teve lugar na passada segunda-feira em Outremont eleições legislativas parciais, assim como em mais dois distritos.
Nas últimas eleições legislativas, o Partido Liberal do Quebec que estava no poder perdeu as eleições, o que originou a demissão do antigo primeiro ministro de presidente do partido se bem que tenha ganho a sua circunscrição, deixando o seu lugar vazio.
O PLQ elegeu o seu novo presidente na sua assembleia geral deste ano e assim na passada segunda-feira tiveram lugar as eleições legislativas parciais para deputados de três circusncrições, entre as quais a de Outremont a que concorreu o novo presidente do PLQ, Philippe Couillard.
Se até aqui está tudo dentro do normal, acontece que os valores Democráticos deste povo levou os principais partidos a não apresentarem nenhum candidato na circusncrição de Outremont, para que o novo chefe do PLQ possa assim fazer a sua entrada na Assembleia Nacional do Quebec.
Assim, Philippe Couillard viu-se eleito com 55,11% o que deixa uma certa admiração pois as pessoas que não tinham nenhum partido forte aonde votar, tomaram a decisão de apoiar com 32,23% Édith Laperle, candidata do "Québec solidário" de ideias nítidamente comunistas.  "Quebec solidário" jamais teve uma votação tão forte desde a sua existência.
Não é só de notar a não apresentação pelos principais partidos dos seus candidatos mas também a decisão popular de votarem num partido comunista e a que bem se pode adaptar o célebre provérvio:"Os partidos põem e os votantes dispõem". Como em todos os lados há por aqui os seus problemas mas de facto têm atitudes fundamentais que é bom divulgar, pois se bem que haja luta constante entre partidos, estão muito longe de criarem as profundas clivagens que se vêm noutros países.

Para mais informações podem consultar as páginas web dos jornais abaixo, clicando nos respectivos links.

Sun News - A parte respeitante à abstenção dos principais partidos encontra-se no terceito parágrafo.

Le Droit – 13.12.10
A parte respeitante à abstenção dos principais partidos encontra-se no segundo parágrafo.

Falando da cidade de Outremont.

Sendo Outremont uma pequena cidade mas das mais ricas do Quebec, tudo nos leva a pensar na forma de vida que essas pessoas podem levar. Porém, na noite das eleições, a reunião do conselho municipal desta cidade foi surpreendida por uma manifiestação de ciclistas que com as suas bicicletas e uma pá cada, simulavam andar a reparar as pistas para ciclistas que consideram abandonadas pela cãmara. Viver-se bem, andar em noites de temperaturas fortemente negativas de bicicleta e com pá para poderam praticar essa manutenção nos dias da semana, demonstra bem a forma de ser destas gentes.
É verdade que o ciclismo aqui ainda não é como Amesterdão aonde se vê passar gente muito bem vestida a ir para o trabalho em bicicleta e ainda menos do que Copenhague, aonde o número de bicicletas ultrapassa o número dos seus habitantes. No entanto Montreal está no caminho pois mesmo havendo menos ciclistas de inverno, há uns milhares diáriamente em toda a cidade.

Sem comentários: