segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Oliver Jones

Oliver Jones completou oitenta anos no passado dia onze. É um pianista jazz de fama internacional, nascido no meio pobre da Petite-Bourgogne em Montréal. Muito novo começou os seus estudos com Daisy Peterson, irmã do célebre Oscar Peterson. Muito mais tarde foi-lhe atribuído o "Oscar Peterson Award", pela sua excepcional performance em jazz.
Dotado, à idade de cinco anos tocava em igrejas e com nove em cafés, boîtes e cabarés, o máximo dessa época nesta cidade. Estudou piano clássico e ensinou música na Universidades de Laurentienne de onde é professor honoris causa. Também lecionou na conhecida Universidade McGill. Ainda muito solicitado mas já menos activo, foi recipiendário de inúmeros prémios e distinções ao longo do anos.
Quando se passa na Petite-Bourgogne, pode-se ver o mural com o título: "Aqui nasceu o jazz".

Na semana passada, pelo seu aniversário, prestaram-lhe mais uma homenagem com a inauguração deste mural denominado: "Oliver Jones".

Oliver Jones será sempre uma pessoa viva não só através da sua obra, das suas filhas que cantam, como através desse novo prodígio Daniel Clarke Bouchard que desde muito jovem tem acarinhado e aos treze anos já o acompanhou, assim como a Orquesta Sinfónica de Montreal. Simplesmente, Oliver Jones.



Sem comentários: