segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Lutar pela paz

Mais um mural que não estando tão escondido como o que já foi aqui apresentado de Shalak, não se via da rua principal.
Este mural que adorei pela suas linhas, côres e muito especialmente pelas suas mensagens, é um excelente mural intervencionista de Miss Me. Dele bem se pode escolher para título a frase "Fight for peace" (Lutar pela Paz), que se pode ler na perna esquerda destes militares-dançarinos acompanhada pelo palavra "Hope" (Esperança), na perna direita. Se as juntarmos traduz-se como "Esperança na Luta pela Paz" mas retira-se a ideia de "Tenha esperança, lute pela Paz".
As armas do lado esquerdo do mural apresentam palavras que ligadas dão a frase "Dreams are for Real" que nos quer dizer que "Os sonhos são reais", mais no sentido que "Nem todos os sonhos são simples sonhos mas alguns podem ser realidade."
Logo a baixo lê-se "Music is my Religion" (Música é a minha Religião). As do lado direito apresentam três palavras reais na vida do dia a dia "Opinion, Positions, Words" que em português não é mais do que "Opiniões, Posições, Palavras".
No entanto, para mim o mais significativo são as frases da canção "Strange Fruit" (Fruto estranho), que muita controversa tem dado, descritas no papiro em cima à nossa esquerda nas mãos da sua intérprete Billie Holiday. É uma canção de protesto retirada do poema de Abel Meeropol de 1937 em que a ideologia do KKK era uma realidade. No seu poema cita uma foto muito especial de 1930, que mostra o linchamento seguido de enforcamento de dois afro-americanos chamados Thomas Shipp e Abram Smith.
Foi uma época rica para o jazz e assim poderemos ver a seguir a Billie Holiday vários interpretes, músicos, autores, compositores como Sarah Vaughan, Miles Davis, Nina Simone que veio a ser militante pelos Dreitos Cívicos nos Estados Unidos. A última da direita não identificada, leva a pensar com bastante segurança que seja Amy Winehouse. É muito possível que Miss Me a tenha considerado neste grupo porque embora fôsse uma jovem artista britânica desaparecido prematuramente há pouco tempo e bastante galardoada, interpretava a música Jazz com introdução de Soul (Alma - Música popular afro-americana dos anos cinquenta nos EU) e outros tipos de música.

Para uma melhor compreensão, aqui fica a tradução da canção retirada da wiki:

Fruto Estranho

As árvores do Sul estão carregadas com um fruto estranho,
Sangue nas folhas e sangue na raiz,
Um corpo negro balançando na brisa sulista
Um fruto estranho pendurado nos álamos.

Uma cena pastoral no galante Sul,
Os olhos esbugalhados e a boca torcida,
Perfume de magnólia doce e fresca,
Então o repentino cheiro de carne queimada!

Aqui está o fruto para os corvos arrancarem,
Para a chuva recolher, para o vento sugar,
Para o sol apodrecer, para as árvores fazer cair,
Aqui está uma estranha e amarga colheita.

Sem comentários: