terça-feira, 26 de maio de 2015

Place Emilie Gamelin

Sendo uma praça de pequenas dimensões, é no entanto um dos parques mais frequentados em Montreal que se situa no "Quartier Latin", local aonde estão implantadas várias universidades. Esta praça tem o condão de representar os arranha-céus de Montreal com as suas três torres metálicas, de cujas bases jorra água que segue outros tantos riachos. Nesta vista diurna vêm-se quedas de água que representam as cascadas do Mont Royal, conhecido como Montanha e vários pequenos muros em granito, representando pequenas pontes como na cidade. Tudo desagua no largo em baixo, seguindo os riachos por baixo de terra a relembrar as diferentes águas subterrâneas que vão da Montanha até ao rio.
A polícia que ainda mantem os seus meios de luta, não deixa de ir visitando o local.

Têm ocupado o terraço central com os mais diversos jogos, para que as pessoas ocupem os seus tempos livres.

Este ano tomaram a decisão de embelezar a praça, tendo sempre em conta o meio ambiente. Aproveitaram o lado sul para criarem hortas que sensibilizam as pessoas para os problemas da terra, sendo uma horta absolutamente normal.
e a outra dentro do campo da "Permacultura", que se baseia no respeito pela terra, a preocupação das pessoas e a distribuição equitativa.

De notar que grande parte da decoração é em produto biodegradável, a madeira. As páletes servem como decoração mas permitem às pessoas de se sentarem ou deitarem-se.

Sem comentários: