quinta-feira, 23 de julho de 2015

Curiosidades

Quando se passeia em Montreal, nota-se que um número elevado das ruas têm nome de santos. Além disso a cidade tem um número de igrejas impressionantes, pelo que basta ir a uma posição mais elevada e ficamos admirados. Tal é originado por grande parte da população ser francesa e a outra inglesa. Esta realidade originou que por vezes ficam na mesma rua frente a frente igrejas católicas e anglicanas. Era a libre concorrência que mais parecia o MacDonald e o Burger King dos nossos dias. Com o tempo foram se juntando os templos das diferentes religiões e diásporas.
Esta amálgama deu origem a templos religiosos como se pode ver a seguir.


Maravilhoso templo Sik.

A primeira sinagoga deste país, construída em Montreal pela congregação dos Judeus espanhóis e portugueses Shearith Israel.

A igreja anglicana "St. James the Apostle", é uma beleza da arquitectura neo-gótica.

De arquitectura bizantina, inicialmente frequentada pela comunidade irlandesa e depois polaca, esta igreja pertence à comunidade de "St. Michel e St. Antoine".

A Basilique católica e Cathédrale Marie-Reine-du-Monde, a terceira maior igreja do Quebec depois da Basílica "Sainte-Anne-de-Beaupré", tem a particularidade de ser uma réplica da Basílica "Saint-Pierre-de-Rome"..

Ainda se pode observar o altaneiro templo católico Oratório de "St. Joseph" edificado no "Mont Royal" e que é o maior templo relegioso do Quebec.

Carrilhão do OratórioEntrada principal vista do Oratório

Nunca vi nada parecido como este magnífico templo hindu Krishna, que mais parece um carro alegórico. Sendo uma relegião que se diz ser "uma ciência espiritual, não uma fé dogmática", baseia-se na meditação transcendental e "vôo yoga" a que aderiu até ao fim da sua vida o Beatle George Harrison.


Sem comentários: