segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Ciclismo de inverno

Em Montreal as pessoas fazem ciclismo tanto de verão como de inverno, não havendo diferença entre classes sociais. Pode-se ver passar um ministro, um astronauta, um reitor universitário, responsáveis de grandes empresas (pdgs), comerciantes, empregados de todas as ordens, sem-abrigos, etc. Isto não falando em empregos como polícias, fiscais de estacionamento, leitores de contadores dos mais diversos que se situam nos exteriores das casas, entre muitos outros. Por seu lado a cãmara cria estruturas para que os ciclistas tenham meios seguros para se deslocarem.

Em baixo podemos ver a chamada banda para ciclistas que se posiciona ao lado dos estacionamentos dos carros. Nenhum obstáculo físico como passeios, divisórias, pinos, etc, a devide da rua aonde esteja implantada ou dos carros estacionados mas por contra tem a garantia de operacionalidade durante todo o ano, pois a neve é retirada quando vão limpar as ruas. Só para estacionar e saír, o automobilista pode atravessar a banda mas em caso de acidente, a responsabilidade é sempre do automobilista. Vulgarmente as pessoas chamam-lhe pistas.

Ciclista na pista da rua Rachel. A neve encobre um pequeno passeio que a devide da rua.
Foto do jornal Metro de 7 de Janeiro deste ano.
Em frente das estações de metro, há sempre parques para estacionamento das bicicletas durante todo o ano .
Os serviços municipalizados têm só um tipo de passe para dentro da ilha de Montreal, que dá para todos os autocarros e metro. Também há um outro tipo de carta do mesmo género que permite recarregar bilhetes  que ficam muito mais baratos do que comprados a vulso ou em grupos de seis. Os ciclistas possuidores de uma destas cartas, podem deixar as bicicletas devidamente guardadas das intempéries e dos roubos.
Não falta a propaganda para que as pessoas utilizem a bicicleta, o metro e o autocarro, deixando os carros em casa para defesa do meio ambiente.

Sem comentários: