quinta-feira, 9 de junho de 2016

Coimbra no seu melhor

Na passagem da Lucinda pela cidade de Coimbra em Portugal, uma das fotógrafas oficiais deste blogue, não perdeu a oportunidade de deixar para a posteridade o primeiro grande mural na baixa desta cidade e que se situa na escadaria São Bartolomeu que vai dar à Praça do Comércio.
A Praça do Comércio que se pode ver parcialmente em baixo, foi conhecida por vários séculos como a Praça e depois foi chamada de Praça São Bartolomeu derivado à igreja do mesmo nome aí edificada. Veio posteriormente a chamar-se Praça Velha derivado à mudança do mercado aí existente para o local onde está hoje. Mantendo o seu valor comercial, foi-lhe atribuído o nome de Praça do Comércio.
Também se situa nesta Praça a Igreja de São Tiago de estilo românico assim como foi lá que existiu o primeiro hospital de Coimbra.
O Pelourinho de Coimbra que já esteve em vários lados, é aí que se pode ver.
É lá que têm lugar vários eventos como a Feira das Cebolas que com as suas tranças nos lembram a forma de comercialização deste produto no passado. Tem o cunho de ao caír da tarde e à noite dar a conhecer o folclore, jogos e a gastronomia regional.
Outro acontecimento muito concorrido é a Feira das Velharias que se destina à venda e troca de produtos antigos.

Os aros que envolvem as janelas e portas assim como as grades em ferro forjado das varandas, são uma maravilha própria das zonas antigas das cidades europeias. Tudo isto apaparicado com lindos candeeiros de ferro e vasos com plantas nas varandas, mostra bem o empenho que as pessoas têm no embelezamento do local aonde vivem.

Sem comentários: